16/08/2023 às 14h49min - Atualizada em 17/08/2023 às 00h02min

Cidade Operária recebe exposição itinerante no Dia Nacional do Patrimônio Cultural

Exposição “Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís” chega ao bairro mais populoso da capital maranhense como celebração aos 25 anos de reconhecimento do Centro Histórico como patrimônio mundial

DR Comunicação
Dyego Rodrigues
Cidade Operária recebe exposição itinerante no Dia Nacional do Patrimônio Cultural

Exposição “Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís” chega ao bairro mais populoso da capital maranhense como celebração aos 25 anos de reconhecimento do Centro Histórico como patrimônio mundial
 
Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio, 17 de agosto, a exposição “Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís” será aberta gratuitamente na Praça do Viva da Cidade Operária. A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico de São Luís (Fumph) e o Instituto Cultural Vale prepararam um evento especial que começará às 17h desta quinta-feira, com apresentações do Boi Unidos Venceremos (sotaque Zabumba) e da banda da guarda municipal, além de distribuição de pipoca e algodão-doce para os visitantes.

Criado para ocupar praças, o projeto é inovador no Brasil, tendo como foco o estímulo à educação patrimonial. Nesta edição, celebra o reconhecimento mundial das características excepcionais do Centro Histórico de São Luís, Patrimônio Mundial reconhecido há 25 anos pela Unesco. Idealizada pela Quereres Produções em co-produção com a LP Arte, a exposição faz um passeio na história dos casarões, sobrados, ladeiras, pedras de cantaria, utilizando recursos audiovisuais, projeções mapeadas e interatividades.

O público pode visitar a mostra de terça a quinta-feira, das 9h às 18h; às sextas das 9h às 20h e, aos sábados e domingos, das 15h às 20h, até o dia 03 de Setembro. O tempo de visitação é de aproximadamente 40 minutos e há uma capacidade máxima para até 60 pessoas por visita. A classificação é livre, com indicação preferencial para crianças acima de 9 anos.

Antes de chegar à Cidade Operária, o projeto passou por São José de Ribamar e pelo próprio Centro Histórico de São Luís, onde mais de 42 mil pessoas visitaram o inflável gigante, entre escolas, associações, agremiações, grupos de amigos e milhares de turistas do Brasil e do mundo, que vieram ao Maranhão para as festividades juninas.

Com três núcleos, a exposição apresenta na primeira sala uma ampla abordagem sobre as características do Centro Histórico, arquitetura e urbanismo, destacando a beleza de seus diferentes tipos de edificação, com projeções em maquetes e TVs. Os registros fotográficos são do maranhense Albani Ramos.

Um dos mais queridinhos do público até o momento, o segundo ambiente traz ao público interatividade, com jogos de memória, glossário e um game onde os visitantes podem criar suas ruas, usando elementos da arquitetura da cidade. Já o terceiro espaço é voltado para a contemplação, com a presença de um vídeo imersivo sobre a importância do Centro Histórico, incentivando a reflexão sobre a preservação do Patrimônio Histórico.

Todos os espaços são adequados para acessibilidade a todos os públicos, com audiodescrição, elementos táteis e em braile, além de intérpretes de Libras à disposição. “Ainda temos uma última parada aqui no Maranhão, que será na área Itaqui-Bacanga, no mês de setembro. O objetivo é possibilitar que mais e mais pessoas possam experimentar essa nova forma de conhecer o Patrimônio Cultural, de maneira interativa, com muita tecnologia e informação. E nada mais adequado que fazer isso em uma data tão simbólica como o Dia Nacional do Patrimônio”, afirmou Luiz Prado, curador e idealizador do Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís.
 
 
SERVIÇO

O que – Exposição “Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís”
Onde – Praça do Viva da Cidade Operária
Quando – De 17 de agosto a 03 de Setembro
Horário de funcionamento – De terça a quinta-feira, das 9h às 18h; às sextas das 9h às 20h e, aos sábados e domingos, das 15h às 20h.
Tempo de visitação - 40min, em média
Visitação - grupo máximo de 60 pessoas por vez no inflável, livre na área externa
Classificação LIVRE, indicado preferencialmente para crianças acima de 9 anos
@exposicaopanoramica
Contato para a Imprensa – Dyego Rodrigues (99170-6807)
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.