15/08/2023 às 16h10min - Atualizada em 16/08/2023 às 00h04min

A expansão do mercado de Tecnologia da Informação e a capacitação profissional diante das novas tecnologias

Luiz Valloto
Sing Comunicação
O progresso da transformação digital tem sido um dos principais catalisadores da expansão do mercado de Tecnologia da Informação (TI). Conforme destacado pelo estudo IDC Predictions Brazil 2023, da IDC Brasil, o setor de TI está previsto para crescer 6,2%, impulsionado pelo consumo de novas tecnologias pelas empresas. Ademais, os investimentos globais em TI, segundo o Gartner, devem atingir a expressiva cifra de US$ 4,7 trilhões em 2023, representando um aumento de 4,3% em relação ao ano anterior.
Essa expansão do mercado de TI vem sendo impulsionada pela necessidade das empresas se adaptarem à nova realidade digital. A pandemia, por exemplo, forçou empresas de todos os portes a se reinventarem e migrarem para o ambiente virtual. Nesse contexto, o crescimento das soluções em nuvem, inteligência artificial e outras tecnologias emergentes gerou uma demanda crescente por profissionais capacitados e com habilidades que atendam às necessidades das companhias.

O "GAP" de profissionais qualificados
Essa crescente demanda é evidenciada por setores como a cibersegurança, que enfrenta um "GAP" global de profissionais capacitados. Segundo um estudo divulgado em 2021 pela organização (ISC)², o Brasil possui uma defasagem de 441 mil profissionais de segurança cibernética, a maior entre os 14 países avaliados. O levantamento ainda indica que há 4,19 milhões de profissionais de segurança cibernética no mundo e sugere que essa força de trabalho precisa crescer 65% para conseguir proteger as empresas.
O relatório realizado pela empresa Netscout aponta que o Brasil é o principal alvo de cibercriminosos na América Latina, com mais de 285 mil ataques registrados no país durante o segundo semestre de 2022. Isso apenas reforça a necessidade de contar com profissionais especializados para lidar com tais incidentes.

Capacitação Profissional
Diante desse panorama, torna-se crucial que os profissionais de TI assumam uma postura proativa em relação à sua formação e melhora contínua. O estudo constante e a busca por conhecimento são fatores-chave para o sucesso na carreira. A atitude de estar sempre atualizado em relação às novas tecnologias, linguagens de programação, frameworks e demais inovações tecnológicas é o que permitirá aos profissionais de TI se destacarem no mercado competitivo.
Empresas podem oferecer qualificações aos seus colaboradores, mas os profissionais também devem buscar, por conta própria, oportunidades de aprendizado e capacitação. A demanda crescente no mercado de trabalho possibilita que profissionais desatualizados invistam em conhecimento e técnicas para conquistar novas oportunidades. Por outro lado, aqueles que se mantêm sempre atualizados certamente encontrarão sucesso em suas carreiras.

Oportunidades no setor de TI
As oportunidades no mercado de TI são vastas e abrangem áreas como Segurança da Informação, Gestão em TI, Cibersegurança e Desenvolvimento de Softwares, entre outras. O aprimoramento contínuo é fundamental, por isso um bom curso superior e por certificações e especializações é fundamental para adquirir conhecimentos diversos e essenciais no universo tecnológico garante sua competitividade.
Tratando-se de um mercado repleto de múltiplas tendências, é factível encontrar variados tutoriais de soluções tecnológicas no ambiente virtual, bem como cursos de curta duração que propõem um aprendizado mais dinâmico. Constitui-se em uma alternativa para adquirir conhecimento e impulsionar a carreira profissional, sobretudo para aqueles que almejam reinserção no mercado.
A formação acadêmica e o conhecimento técnico não são os únicos elementos importantes. Soft skills, como inteligência emocional, habilidades de comunicação, autogestão, foco na resolução de problemas e capacidade de trabalho em equipe, também são altamente valorizadas pelas empresas. O profissional de TI deve esforçar-se para desenvolver essas competências ao longo de sua carreira.

Aprender e adaptar-se para o futuro
Portanto, a tecnologia continuará a moldar o futuro do trabalho, e a Grant Thornton revela que a maioria dos empresários brasileiros tem planos de investir em tecnologia da informação nos próximos 12 meses. Com novas tecnologias surgindo constantemente, é essencial que os profissionais de TI se adaptem às demandas do mercado e busquem atualização e capacitação contínuas.
O avanço da transformação digital trouxe inúmeros desafios para os profissionais de TI, mas a determinação e a busca por conhecimento são fundamentais para superá-los. A inovação tecnológica está presente e em constante evolução, e os profissionais que se mostrarem preparados e dispostos a acompanhá-la estarão em uma posição privilegiada para aproveitar as oportunidades de crescimento e sucesso em suas carreiras.

Nadia Guimarães é Sócia-Diretora de Operações e Diretora Acadêmica do Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista - IDESP.

Sobre o IDESP
O IDESP – Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista, tem mais de 17 anos de atuação e trata-se da unidade de negócios de educação, colaboração e conhecimento do Grupo Daryus, que surgiu inicialmente como Daryus Educação. Oferece cursos abertos, EAD, In Company e pós-graduações em parceria com faculdades.
O Instituto já iluminou mentes e potencializou mais de 30 mil alunos e é pioneiro no Brasil na criação de cursos de pós-graduação e MBA nos temas de: Gestão da Segurança da Informação, Forense Digital e Investigação, Cibersegurança, Inteligência de Ameaças Cibernéticas, Gestão de Continuidade de Negócios e Gestão de Riscos e Conformidade, todas as pós-graduação e MBA reconhecidos pelo MEC com nota 4. Possui mais de 70 cursos e tem parcerias internacionais com institutos renomados e reconhecidos como o EXIN, a IAPP, o DRII, a PECB, Axelos e a PeopleCert.
O Grupo também fomenta e apoia as comunidades de Tecnologia, Inovação, Cibersegurança e Riscos por meio de eventos, presenciais e online ao vivo, com o objetivo de compartilhar, colaborar, ouvir e engajar por meio de experiências diferenciadas e marcantes. Para saber mais visite: https://idesp.com.br/

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.