14/08/2023 às 15h39min - Atualizada em 15/08/2023 às 00h04min

Otimizando resultados: A importância da Gestão de Processos nos Centros de Serviços Compartilhados

Especialistas destacam a importância da Gestão de Processos para impulsionar a produtividade e a eficácia dos Centros de Serviços Compartilhados

KR2 Comunicação
Falconi

Com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir os custos, muitas empresas têm adotado Centros de Serviços Compartilhados (CSC) como uma estratégia para centralizar e otimizar suas operações. Esses centros concentram funções administrativas e de suporte, como finanças, recursos humanos, contabilidade e tecnologia da informação, e têm se mostrado vantajosos para empresas de diversos setores.

 

No entanto, a gestão de processos desempenha um papel fundamental para garantir o sucesso de um CSC. Por meio dessa abordagem, os resultados esperados com a padronização, simplificação e otimização dos processos são traduzidos em indicadores com metas específicas e o alcance delas é monitorado através de uma sistemática de acompanhamento, resultando em maior produtividade, qualidade e satisfação dos clientes internos e externos.

 

De acordo com especialistas, independente do segmento ou porte empresarial, os resultados são provenientes da execução de processos. Uma gestão orientada aos processos permite a correta identificação e priorização dos gargalos, direcionando os investimentos de forma mais assertiva para o aumento da eficiência operacional. Além disso, oferece maior transparência e visibilidade sobre o desempenho dos processos, suportando uma tomada de decisões data driven.

 

Um exemplo de segmento que tem adotado a estratégia para melhorar suas práticas de gestão é o agronegócio. Segundo Rodrigo Rodrigues, VP para soluções de agronegócio da Falconi, maior consultoria brasileira em gestão empresarial e de gente, a estruturação de CSCs, amparado por boa governança e tecnologias de ponta, pode se mostrar uma alternativa valiosa para o setor. “São movimentos que trazem vantagens competitivas aos empresários, gerando melhores resultados com mais rapidez”, afirma.

 

Marina Penha Moreira, Advisor em projetos relacionados a CSC da Falconi, destaca que "a implementação de uma abordagem estruturada de gestão de processos é essencial para garantir a efetividade de um Centro de Serviços Compartilhados. Ela permite uma visão abrangente das atividades, identificando oportunidades de melhoria e promovendo uma cultura de inovação e excelência operacional."

 

A Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC), reconhecida como referência no setor, desempenha um papel importante ao fornecer diretrizes e promover melhores práticas de gestão de processos para os Centros de Serviços Compartilhados no Brasil. Sua expertise e experiência contribuem para o desenvolvimento e aprimoramento contínuo desses centros, impulsionando sua eficácia e resultados.

 

Leandro Maia, Especialista em Processos da Falconi, ressalta que os benefícios da Gestão de Processos vão além da eficiência operacional. "Ela também possibilita a redução de custos, a melhoria na qualidade dos serviços prestados, a padronização de práticas e a criação de uma cultura colaborativa entre as equipes do CSC”.

 

Portanto, para empresas que desejam otimizar seus Centros de Serviços Compartilhados, a implementação da Gestão de Processos se apresenta como uma estratégia indispensável. Ao implementar consistentemente essa abordagem e contar com o apoio da Associação, é possível impulsionar a produtividade, a eficácia e a satisfação dos clientes internos e externos, garantindo resultados cada vez mais satisfatórios.
 

Sobre a ABSC

Fundada em 2015, a Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) representa a maior iniciativa no Brasil de aproximação e consolidação do segmento frente ao mercado, sociedade e governo. Sem fins lucrativos, a associação é formada por profissionais e empresas, e tem como principal intuito promover o tema Serviços Compartilhados por meio da integração de seus associados, prestando serviços, captando informações, disseminando conhecimentos, exercendo ação política e contribuindo para o aumento da competitividade do setor.
 

Sobre a Falconi

Fundada no Brasil há quatro décadas, a Falconi é uma consultoria de gestão empresarial e de pessoas, que usa tecnologia de ponta e inteligência de dados para acelerar a geração de valor sustentável para seus clientes. Com projetos em mais de 40 países, atua em 50 diferentes segmentos da economia, diferenciando-se pela reconhecida capacidade de implementação de projetos em nível estratégico (estratégia, modelo de negócios e estrutura organizacional), tático (implementação e alinhamento de processos e metas) e operacional (alinhamento e acompanhamento de operações).

Em 2017, iniciou expansão para outros segmentos - através de spinoffs, lançamentos ou participações acionárias e criação de novas unidades de negócios na consultoria. Hoje, reúne uma dezena de marcas e conta com operações nas áreas de desenvolvimento de pessoas; de softwares e aplicativos para gestão; de investimentos privados e no segmento editorial, entre outros. Também ampliou o escopo da própria consultoria para incluir o atendimento especializado para pequenas e médias empresas. O grupo conta com um time de mais de 1.200 talentos, espalhados por quatro continentes e tem escritórios no Brasil e Estados Unidos.


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