14/08/2023 às 18h14min - Atualizada em 15/08/2023 às 00h02min

Doutores da Alegria participa do 18º Shimano Fest, com espetáculo, show e interações com o público

LN Textos
http://doutoresdaalegria.org.br
Doutores da Alegria / João Caldas
A Associação Doutores da Alegria participa da 18ª edição do Shimano Fest, em  São Paulo (SP), que acontece no Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 644 – Barra Funda), entre os dias 17 e 20 de agosto.

O evento – gratuito para o público nos dias 19 e 20, mediante inscrição online – é o maior do país dedicado à bicicleta e retoma a parceria iniciada em 2016 com a instituição, com o objetivo de estimular o engajamento de seu público pela causa .

No dia 18 de agosto, sexta-feira, às 13h45, os besteirologistas Dr. Amnésio (Luan Luando), Dra. Pamplona (Gabriela Zanola), Dr. Dadúvida (David Taiyu) e Dra. Bença Divina (Jojo Brow-nie Souza) apresentam o espetáculo “Conta Causos, no Auditório Diversidade, para uma plateia de profissionais do setor de bikes.

Uma das mais populares obras do repertório do grupo, a encenação recria, na verdade, histórias reais ocorridas durante os atendimentos realizados pelos palhaços às crianças, seus acompanhantes e profissionais de saúde em hospitais públicos da capital paulista. A intenção é que mesmo quem está fora do hospital possa conhecer um pouco da realidade do trabalho dos Doutores da Alegria a partir de esquetes encenadas pelos palhaços.

Já no dia 19 de agosto, sábado, às 13h15, a Banda Doutores da Alegria faz uma apresentação musical no Palco Shows, já com a presença do público em geral. Há mais de 20 anos integrando espetáculos da trupe, a banda estreou oficialmente no formato atual em 2020, com repertório autoral, inspirado pela atuação nos hospitais. Canções  lúdicas e bem-humoradas, momentos de participação da plateia e cenas poéticas que remetem ao dia a dia dos besteirologistas compõem a apresentação,

Para este show, estarão no palco Dra. Xamanga (Lilyan Teles), Dr. Mendonça (Filipe Bregantim), Dr. Zequim Bonito (Nereu Afonso da Silva), Dra. Lola Brígida (Lu Viacava) e Dra. Sarita Jurupoca (Jussara Freitas).

Consultório Besteirológico – Além do espetáculo e do show, o público do Shimano Fest poderá interagir durante todo o evento com uma dupla de palhaços que estará de plantão no Consultório Besteirológico. As consultas e exames terão como mote: “Suas Veias Cômicas Estão Saudáveis?

“Convidamos o público a visitar nosso estande para terá experiência de entrar em contato com o trabalho que realizamos nos hospitais há 32 anos, impactando mais de 2,4 milhões de crianças. Somos uma associação mantida essencialmente por doações de pessoas físicas e empresas, portanto, este tipo de parceria é essencial também para que possamos ampliar nossa rede de colaboradores”, comenta Luis Vieira da Rocha, presidente da Associação.

Já o diretor artístico Ronaldo Aguiar, ressalta a possibilidade de realizar intervenções com o elenco em ações fora dos hospitais. “Mesmo focado na saúde pública, Doutores da Alegria entende perfeitamente a importância de levar a arte a todos os espaços, colaborando em projetos da iniciativa privada que dão mais qualidade de vida à sociedade e que permitem a exploração de novos territórios e diálogos. É uma forma de buscar parcerias produtivas e provocar o engajamento da sociedade com o nosso trabalho”, comenta.

Shimano Fest - O Shimano Fest é um Festival da Bicicleta, gratuito, aberto a todos os públicos, com diversas atividades e experiências que incentivam a pluralidade, união e a inclusão. Maior feira de negócios do setor no Brasil, é também o maior festival da cultura da bike em toda América Latina. www.shimanofest.com.br


Doutores da Alegria - Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos. Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém u programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria? - O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para contribuir com a manutenção do trabalho, basta acessar o site www.doutoresdaalegria.org.br ou pelo Facebook (/Doutores).


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.