10/08/2023 às 02h17min - Atualizada em 14/08/2023 às 00h03min

Uphill Marathon estreia na Baixada Santista com grande público

Uphill Marathon
Divulgação

A Uphill Marathon, reconhecida como a prova mais desejada do Brasil, estreou na Baixada Santista com cerca de 1.500 participantes. O circuito que completou 10 anos de existência este ano, concluiu sua primeira etapa em um desafio inédito: a Estrada Caminhos do Mar, mais conhecida como Estrada Velha de Santos, em um percurso desafiador e cheio de grandes histórias.

Os já conhecidos Ninja Runners puderam se desafiar com o treinão da Uphill 5k e com a grande corrida Uphill 10k. A etapa proporcionou diversos pontos turísticos durante o percurso como ruínas, monumentos históricos, museus, mirantes e fontes. Inaugurada em 1841, com o nome de Estrada da Maioridade, uma homenagem a Dom Pedro II, a estrada carrega um pedaço da história do Brasil em suas curvas e subidas íngremes.

Em uma tarde agradável, com pôr-do-sol embelezando a paisagem do percurso, a grande vencedora foi a atleta Miriam Aparecida Paulino dos Santos totalizando o tempo de 1h02m23s. Na categoria masculina, em uma disputa acirrada com o segundo colocado Danilo Mendonça o grande vencedor foi o atleta Waltamir Alves Soares com o tempo de 00h49m38s.

Ele elogiou toda organização do evento e valorizou as amizades construídas, destacando a parceria com Danilo.

"Estou muito feliz de ter participado pela primeira vez da Uphill em um percurso inédito. Feliz em me tornar campeão de uma etapa inédita na Estrada Velha de Santos. Estou mais feliz ainda em ter feito novas amizades, uma delas foi o corredor Danilo que ficou na segunda colocação, que puxou meu ritmo o tempo todo na prova, além de ter compartilhado a hidratação em alguns momentos comigo e isso não tem preço", comentou.

Pelo lado feminino, Miriam Aparecida debutou na Uphill e garantiu a primeira colocação. A atleta revelou que sempre teve muita vontade de participar da competição e espera voltar ao circuito ainda este ano no Corcovado.

"Foi uma sensação maravilhosa, não estive aqui com a intenção de ganhar, mas de estar entre as primeiras. Na medida que a prova começou eu senti que dava para ganhar a prova, eu estava subindo super fácil. O percurso é sensacional, não tenho nem do que reclamar. Eu gosto de subida, então foi uma subida que deu para cadenciar o tempo todo. Foi uma prova forte, corri com os primeiros homens no começo e foi incrível. Gostei demais da experiência de correr a Uphill, não tive a possibilidade de correr no Rio do Rastro que era minha vontade anos atrás, mas quando vi essa primeira edição da Serra do Mar não tive dúvidas em fazer o meu melhor. Agora é me preparar para o Corcovado" comentou a campeã.

Shubi Guimarães, Diretora Técnica da Uphill Marathon, comemorou o sucesso da primeira etapa de 2023 e valorizou a também primeira edição na Estrada Velha de Santos: “A primeira etapa foi sucesso total. 100% dos atletas completaram a prova e ainda tiveram a sorte de um dia lindo e pôr-do-sol incrível. Uma prova com percurso inteiro dentro de uma área de preservação é um grande privilegio”, finalizou.

O evento foi apresentado pela COMGÁS e pelo Governo Federal por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte e apoio de Cosan, Klabin, Fischer, Trio e Parque Caminhos do Mar.

Após a etapa paulista, a Uphill desembarca na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, entre os dias 14 a 17 de setembro.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.