12/08/2023 às 18h52min - Atualizada em 14/08/2023 às 00h02min

Rita Von Hunty, Sérgio Vaz, Mauricio Negro, Stella Mariz Rezende e Ana Paula Maia têm encontro com público da FIL nesta segunda-feira (14)

Verbo Nostro
divulgação
O terceiro dia da 22ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto - segunda maior feira a céu aberto do Brasil, promovida pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – conta com uma programação intensa. Com rodas de conversa, bate-papo com escritores, debates, shows, Sessão Vestibular e Premiados, a segunda-feira (14/8), também marca o início das atividades do projeto Combinando Palavras.

Logo pela manhã, às 9h, a Fábrica - Instituto SEB (rua Mariana Junqueira, 33), recebe o educador social e MC Marcello Gugu, e o professor e tradutor Raphael Valim, na “Sessão Vestibular”. A atividade vai debater os livros “Quincas Borba” e “Casa Velha”. Esse será o primeiro encontro da “Sessão”, que ainda acontece durante a semana.

Às 12h30, acontece o “Encontrão Poético” na Tenda Sesc, na Esplanada do Theatro Pedro II. A atividade é promovida pelo poeta convidado Betto Souza, que recita suas poesias e estimula a livre manifestação poética do público presente. A proposta tem o formato de um mini sarau.
No período da tarde, às 14h no Estande Diversidade (Praça XV de Novembro), é a vez da “Roda de Conversa: Qual é a importância em vivermos a diversidade?”. Realizado pelo projeto Somar, o bate-papo conta com a participação da psicóloga Karla Toniolo para falar sobre o conceito de diversidade, sua importância na sociedade e a inclusão social.

O segundo encontro da “Sessão Premiados” apresenta a premiada Ana Paula Maia. Ela venceu o Prêmio São Paulo de Literatura por duas ocasiões e vai conversar com o público sobre suas obras. É também roteirista, autora da série “Desalma”, produzida pela TV Globo. A atividade acontece no Auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II, às 16h. Mediação Rita de Cássia 
No início da noite, às 18h, na Tenda Sesc, localizada na Esplanada do Theatro Pedro II, o Sesc promove o encontro “Fala da palavra: escritas e oralidades de quebrada” com o poeta e articulador cultural Sérgio Vaz. O seu quarto livro, lançado recentemente, fala sobre o seu trabalho com saraus em periferias de São Paulo, sendo o idealizador do movimento Cooperifa. 
  

Às 19h30, no Auditório Meira Junior, é a vez da Intervenção Artística “Também guardamos pedras aqui”, título do livro que concedeu o Prêmio Jabuti para a escritora Luiza Romão. Ela participa da atividade ao lado da atriz Eme Barbassa.

O palco principal da 22ª FIL também recebe atividades na segunda-feira. Às 19h30, o Theatro Pedro II recebe o evento “Debatendo Palavras: Ideologia”, com Rita Von Hunty. A persona drag do ator e professor Guilherme Terreri, do canal Tempero Drag, irá conversar com o público sobre temas sociais com o horizonte emancipatório radical. 

No mesmo horário, 19h30, o Ambient de Leitura – Esplanada do Theatro Pedro II – terá o show com Onã. O cantor carioca apresenta seu rap/trap em um show ritmado. Também percussionista, o artista já esteve em palcos ao lado de grandes nomes da música brasileira. 

Início do Combinando
A segunda-feira (14/8) também marca o início das atividades do Combinando Palavras na 22ª FIL com participação de Mauricio Negro, às 8h30, na Sala Principal do Theatro Pedro II e às 14h na Fundação Cultural de Serrana. Stella Maris Rezende, escritora infantojuvenil homenageada se encontra com os estudantes às 8h30 e às 14h30, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto.

Essa será a sexta edição do Combinando Palavras realizada durante a FIL. Neste ano, serão reunidos dez autores para a vivência, de 14 a 18 de agosto, em Ribeirão Preto (Teatro Sesi, Theatro Pedro II e Teatro Municipal), Serrana, São Simão, Luiz Antônio e Franca. Os 10 nomes foram divididos entre as redes de ensino e as escolas participantes. São eles: Heloísa Prieto (Educandário), Stella Maris Rezende (rede municipal), Sara Bentes (Adevirp), Cristiane Sobral (Etec), Júlio Emílio Braz (Sesi), Aline Bei (rede estadual), Bruna Beber (rede estadual), Márcia Kambeba (rede estadual Marista Escola Social Ir. Rui e Luiz Antônio), Cristhiano Aguiar (rede estadual e São Simão), Mauricio Negro (rede estadual, Marista Escola Social Ir. Rui e Serrana) e Júlio Emílio Braz (rede estadual). O que acontece na FIL é apenas o desfecho do projeto, que começou em março a partir do encontro de professores com os autores selecionados e com profissionais especializados.  

Segundo a curadora da FIL, Adriana Silva, esse contato com os escritores, pessoalmente e através de suas obras, idealiza a formação de novos leitores, já que estimula o interesse do estudante a partir da aproximação com os criadores das histórias que tem em mãos. “Não só isso, mas o projeto também promete provocar emoções e proporcionar vivências marcantes para todos”, afirma.

Serviço
DIA 14 (segunda-feira)
9h, 10h30, 14h e 15h30 | Contação de história: a mocinha do mercado central, com Fio da Meada
A história é inspirada na obra da autora homenageada nesta 22ª edição da FIL, a escritora Stella Maris Rezende. O Fio da Meada é um projeto de ações que tem como premissa a vivência, transmissão e criação dos elementos da cultura brasileira, da tradição oral e da cultura da Infância.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)
9h | Sessão Vestibular com Marcello Gugu e Raphael Valim
Encontro comenta o livro “Quincas Borba” e “Casa Velha”, de Machado de Assis. Gugu é educador social e MC. Valim é professor e tradutor, doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada.
Local: A Fábrica (Instituto SEB)
9h | Palestra “Redação Enem: técnicas, competências e segredos”, com Fábio Itasiki
O escritor pedagógico dá dicas sobre redação e apresenta técnicas de estudos para alunos do Ensino Médio e vestibulandos.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
9h | Resistência Cultural
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Educação.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto (Praça XV de Novembro)

9h30, 14h e 15h | Contação de história: Xerife dos Animais
Com Karina Gera    
Local: Espaço Usina do Saber
9h30 | Oficina de Pintura em Tela com Lídia Quaresma     
Atividade com a artista de desenho e pintura que, em sua arte, se dedica a destacar e realçar o poder e a riqueza do povo negro.
Local: CUFA - Espaço Favela (Coreto - Praça XV de Novembro)
10h | Sesc na FIL | Deixe-me desenhar sua história, com Badaiá Arte
Atividade propõe a criação de um painel ilustrado a partir de histórias contadas pelos participantes. A folha em branco, que começa como personagem da brincadeira, termina como um presente que carrega a interpretação do que foi contado.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
10h | Sesc na FIL | Folclore ilustrado com Daniel Brás
Atividade une contação de história e ilustração livre, apresentando aos participantes o universo das lendas brasileiras. O que for produzido na oficina poderá ser levado para casa.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
10h | Palestra “Abandono de animais e adoção responsável” com Viviane Alexandre
Atividade abordará as questões sobre o cuidado com animais domésticos. Realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com Divisão de Bem Estar Animal.
Local: Estande da Prefeitura Ribeirão Preto (Praça XV de Novembro)
10h30 e 17h30 | Sesc na FIL | Palavras do Guarda-chuva com Coletivo Catappum
Com música e poesia, atividade coloca o público em contato com o significado de palavras de origem africana e com uso comum no Brasil.
Local: Calçadão (Praça XV de Novembro)
12h30 | Sesc na FIL | Encontrão Poético com Betto Souza
Atividade em formato de mini sarau, onde um poeta convidado recita suas poesias e estimula a livre manifestação poética do público.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
13h30 | Apresentação Musical com Coral Unaerp
Sob a regência da professora Cristina Modé, o grupo apresenta repertório que passeia por diferentes estilos musicais.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
14h | Mesa redonda “Literatura: antena e interface”
Fernanda Ripamonte, Waldomiro Peixoto, Maria Cecília Figueiredo e Maria Conceição Lima conversam com escritores sobre a interferência da literatura na vida dos leitores e na sua relação com o mundo.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
14h | Sesc na FIL | Lendas Brasileiras com Aline Nelí
A artista e psicopedagoga conduz o público pelo fantástico universo de lendas do folclore brasileiro e das mitologias indígena e africana.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
14h | Roda de Conversa “Qual é a importância em vivermos a diversidade?”
Atividade realizada pelo Somar, com a psicóloga Karla Toniolo, fala sobre o conceito de diversidade, sua importância na sociedade e inclusão social.
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)
14h | Oficina Encadernação Artística com Giovana Marchetti
Oficina orienta a criação de encadernações artesanais a partir de materiais simples e de baixo custo.
Local: CUFA - Espaço Favela (Coreto - Praça XV de Novembro)
14h | Oficina de Matemática
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Educação.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto (Praça XV de Novembro)
15h | Palestra “Jornada da Cidadania” com Marcello Gugu
O educador social e MC conversa com a população em privação de liberdade sobre a construção possível de novos caminhos quando inseridos na sociedade.
Local: Jardinópolis (Centro de Progressão Penitenciária) 
*Atividade exclusiva 
15h30 | Sesc na FIL | Kuara Açu em canto, contos e poesias com Márcia Kambeba e Rafael Barros
Com maraca, chocalhos e tambores, a atividade convida para uma imersão pela Amazônia a partir da interligação com os sons da floresta.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
16h | Palestra e Oficina
Durante a atividade haverá o lançamento do Museu Aquífero Guarani (MUSAG) e a oficina "Meio ambiente através dos selos postais". Atividade realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Local: Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto (Praça XV de Novembro)
16h | Sessão Premiados: Prêmio São Paulo de Literatura com Ana Paula Maia. Mediação Rita de Cássia 
Conversa com a escritora e roteirista duas vezes vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura e autora de “Desalma”, série de terror produzida pela TV Globo.
Local: Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II)
16h30 | Sesc na FIL | Rústico com Cia. Barnabô
Simples e cativante, essa contação de história acrobática é narrada por Peperina e Dom Molina, personagens de um território de amor, de campo, de luta e de esforço.  
Local: Esplanada Theatro Pedro II
16h30 | Apresentação Musical com Gustavo Molinari
O artista é mestre em Música pela USP, membro da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (Alarp), e da Academia Ribeirão-pretana de Letras (ARL).
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
17h | Mesa Redonda: “Educação brasileira contemporânea: ensino, avaliação e formação de professores”
Elaine Assolini, Meire Pedersoli, Luiz Carlos Moreno e Marlene Trivellato fazem debate de interesse plural.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
18h | Sesc na FIL | Fala da palavra: escritas e oralidades de quebrada com Sérgio Vaz
O poeta e articulador cultural lança seu quarto livro e fala sobre seu trabalho. Precursor dos saraus em periferias de São Paulo, é idealizador do movimento Cooperifa.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
18h | Roda de Conversa “Gênero e Diversidades”
Fábio de Jesus, Marina Borges, Marina Campanha, Regina H. Brito e Rita Pantoni debatem sobre diferentes recortes sociais que impactam o cotidiano do público LGBTQIAP+.
Local: CUFA - Espaço Favela (Coreto - Praça XV de Novembro)
19h | Palestra “Regeneração do Meio Ambiente: agrofloresta e espaços educadores agroecológicos” com Isaías dos Reis
Local: Estande Instituto Nova Era (Praça XV de Novembro)
19h | Sessão Doc
Exibição do documentário “Caminhos da Salvaguarda”, que discute a trajetória da capoeira até o Estado de São Paulo e apresenta o samba de roda. Produzido pelo Instituto Plural e dirigido por Teu Tio Filmes, com financiamento da Fundação Cultural Palmares. 
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
19h | Mesa Redonda “A relação humano-tecnologia: desafios e possibilidades”
Um diálogo sobre a relação humana e a tecnologia, abordando os desafios e as possibilidades.
Local: Teatro Bassano Vaccarini (Unaerp)
19h30 | Intervenção Artística “Também guardamos pedras aqui’ com Eme Barbassa e Luiza Romão
Atividade realizada a partir da obra “Também guardamos pedras aqui”, da autora homenageada da edição, Luiza Romão
Local: Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II)
19h30 | Debatendo Palavras: Ideologia com Rita Von Hunty 
Bate-papo sobre o tema Ideologia, com a persona drag do ator e professor Guilherme Terreri, do canal Tempero Drag.
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)
19h30 | Show com Onã
O cantor carioca apresenta seu rap/trap em um show ritmado. Também percussionista, o artista esteve em palcos ao lado de grandes nomes da música brasileira.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)
20h30 | Roda de Choro com Choro da Casa
Show de chorinho com a tradicional roda de choro de Ribeirão Preto. No repertório, encontro de clássicos do gênero, que envolvem públicos de todas as idades.
Local: Relógio da Praça XV de Novembro

Sobre a FIL
A 22ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 12 a 20 de agosto, com abertura oficial no dia 11, na Sala Principal do Theatro Pedro II, e traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontecerá de forma presencial em 16 locais simultâneos e abertos ao público (a maioria no Centro da cidade), além de dois espaços educacionais para atividades exclusivas.  
Para essa edição, os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Madelaine Pires (professora), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil) e Danilo Santos de Miranda (patrono).
Todas as atividades são gratuitas e abertas à população e conta com salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais, entre outras.

Sobre a Fundação do Livro e Leitura
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
Para saber mais sobre a 21ª FIL:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.