11/08/2023 às 10h37min - Atualizada em 13/08/2023 às 00h04min

#EuNaFacul: JA Rio de Janeiro e IJCA realizam live com dicas exclusivas sobre acesso e permanência nas universidades

Evento ao vivo e gratuito visa compartilhar informações para estudantes da rede pública de ensino que sonham em realizar uma graduação

Camilla França
RPM Comunicação
Divulgação
Além de ser uma das maiores preocupações dos jovens durante o Ensino Médio, entrar na faculdade pode ser uma tarefa desafiadora. Muitas vezes, mesmo para quem já realizou esse sonho, manter-se na universidade pode ser ainda mais difícil. Finalizar essa etapa, portanto, não é fácil para boa parte dos brasileiros e brasileiras – principalmente para jovens oriundos da rede pública de ensino e de classes sociais menos privilegiadas. Com o intuito de auxiliar adolescentes e jovens na jornada rumo à graduação, a JA Rio de Janeiro e o Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA) realizarão, no próximo dia 15/08, às 19h, no YouTube, o evento ao vivo #EuNaFacul, com informações exclusivas sobre Enem, Sisu, Fies, Prouni, auxílios, bolsas e programas de acesso estudantil.
 
A iniciativa tem como objetivo apresentar um guia completo para quem sonha em entrar no Ensino Superior e aproveitar todas as oportunidades que as principais universidades do Estado do Rio de Janeiro oferecem. O material foi produzido pelo IJCA, com o apoio da pesquisadora Giselle Pinto, formada pela Universidade Federal Fluminense, e Kenia de Oliveira, analista de Projetos do instituto, e agora também conta com a parceria estratégica da JA Rio de Janeiro para a disseminação das informações.
 
“Além de oferecer, por meio da metodologia aprender-fazendo, experiências educacionais com base em três grandes pilares – empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho –, também buscamos produzir e compartilhar conteúdos que agreguem valor à jornada de adolescentes, jovens e pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. Esta parceria estratégica com o IJCA reforça a nossa missão de inspirar e preparar esse público para que tenham sucesso em uma economia global, tendo em vista a importância que o Ensino Superior tem na jornada pessoal e profissional de uma pessoa”, destaca Rafael Coelho, coordenador de Marketing na JA Rio de Janeiro.
 
Segundo Kenia de Oliveira, o evento tem como objetivo apresentar um panorama dos programas e ações voltados para a permanência estudantil realizado pelas instituições de ensino e poder público.
 
“Ao apresentarmos no guia as possibilidades de permanência através de políticas que visam combater a evasão, damos autonomia e poder de escolha ao jovem, que vai saber dessas possibilidades e buscá-las para dar continuidade aos seus estudos”, explica Kenia.
 
Para mais informações e inscrições, acesse: https://conteudo.jarj.org.br/eunafacul
 
Sobre a dificuldade de ingresso e alto índice de evasão nas universidades
 
Em 2023, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) registrou 3,9 milhões de inscrições, superando os 3,4 milhões de participantes de 2022. Apesar de esse índice revelar uma crescente melhora após a pandemia da Covid-19, o exame ainda está longe de se aproximar do alcance que já teve no passado. Em 2016, por exemplo, as inscrições alcançaram mais de 8 milhões de pessoas candidatas. Para especialistas, a falta de perspectiva em relação ao Ensino Superior e de políticas públicas que incentivem esses alunos ajudam a explicar a baixa nos números.
 
Além disso, embora ser aprovado no vestibular seja uma etapa difícil para muitos estudantes, para outros, sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade social, o desafio de entrar e permanecer pode ser ainda maior. De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a taxa de evasão nas universidades públicas em 2021 foi de 9,4%.
 
Sobre o Instituto Jelson da Costa Antunes
 
O Instituto Jelson da Costa Antunes - IJCA é um investimento social familiar que, desde a fundação em 2004, contribuiu com a inserção de mais de 4 mil jovens de origem popular em espaços profissionais, primeiro emprego, escolas técnicas e de formação superior. Ao longo de sua trajetória também tem apoiado direta e indiretamente mais de 50 mil pessoas nos 18 anos de existência, ao articular e fomentar ações com parceiros do ecossistema socioeducativo, conectando a educação com as formações artísticas, culturais e esportivas. Ele está localizado na Rodovia Amaral Peixoto, nº 2504, Baldeador – Niterói.
 
Saiba mais sobre o Instituto no site https://ijca.org.br/ ou pelas redes sociais: @instituto.jca no Instagram e no Facebook.
 
Sobre a Junior Achievement
 
A JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo. Desde 1919, dissemina educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo”, tendo sido uma das primeiras a levar conhecimento sobre educação financeira, mercado de trabalho e empreendedorismo para adolescentes e jovens da América Latina.
 
A cada ano, a rede JA Worldwide mobiliza cerca de 470.000 voluntários que capacitam mais de 10 milhões de jovens no mundo, com o propósito de estimular o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais no público de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social – principalmente, estudantes de escolas públicas e jovens que não estudam nem trabalham, a fim de criarem e potencializarem comunidades mais prósperas.
 
Em 2023, foi reconhecida pelo quinto ano consecutivo como a 5ª ONG mais influente do mundo, pela thedotgood. Indicada ao Prêmio Nobel da Paz por dois anos consecutivos, também está entre os 100 melhores locais de trabalho para inovadores, segundo a Fast Company. Presente em mais de 100 países, a JA está há quase quatro décadas no Brasil impactando mais de 5,7 milhões de jovens com o apoio de mais de 200 mil voluntários. No Rio de Janeiro desde 1999, a JA atua com a missão de despertar o espírito empreendedor dos jovens por meio de programas e experiências educacionais.
 
O apoio financeiro da iniciativa privada viabiliza a implementação dos projetos, realizados em parceria com as secretarias de Educação e instituições de ensino do Estado e de municípios. Além disso, conta com a participação de pessoas doadoras, educadoras, voluntárias e gestoras, que unem forças para impulsionar o futuro da educação, preparando adolescentes, jovens e pessoas socialmente vulneráveis para a vida, em todas as suas dimensões.
 
Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://jarj.org.br
 
Serviço:
#EuNaFacul
Dia 15/08, às 19h
Ao vivo, on-line e gratuito
Inscrições: https://conteudo.jarj.org.br/eunafacul
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.