28/07/2023 às 18h21min - Atualizada em 29/07/2023 às 00h02min

Companhia de Danças de Diadema promove apresentações gratuitas do Bailando na Cidade

Eliane Verbena
http://verbenacomunicacao.blogspot.com/2023/07/companhia-de-dancas-de-diadema-promove.html
Antropo100 (foto de Paulo Cesar Lima)
A Companhia de Danças de Diadema realiza o Bailando na Cidade em três eventos gratuitos, durante o mês de agosto: no Centro Cultural Serraria - dia 4/8, sexta-feira, às 19h; no CEU das Artes - dia 18/8, sexta-feira, às 15h; e no Centro Cultural Eldorado - dia 19/8, sábado, às 15h. Em cada espaço, a Companhia apresenta parte da coreografia do espetáculo Antropo100 - De Cascudo a Eros, de Ana Bottosso e elenco. Na sequência, ocorrem apresentações dos alunos das Oficinas de Dança de Diadema dos respectivos locais.

O Bailando na Cidade é uma caravana de dança que envolve formação e difusão. Consiste em uma circulação realizada pelos profissionais de dança da Companhia de Danças de Diadema pelos espaços de cultura da cidade, como centros culturais, instituições de cultura, teatros, além de espaços públicos como ruas, parques e praças. Nesta atividade, crianças, adolescentes e os bailarinos da Companhia desenvolvem interações por meio de ações de corpo e movimento, onde acontecem vivências em dança com os integrantes do Projeto Oficinas e apresentações do repertório da Companhia.

O Bailando na Cidade integra as ações do projeto Bailando em Cirandas - Etapa IV, viabilizado com incentivo da Waelzholz Brasmetal por meio do ProAC ICMS, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A Companhia de Danças de Diadema tem apoio da Prefeitura do Município de Diadema, Secretaria de Cultura de Diadema e Associação Projeto Brasileiro de Dança.

Sobre Antropo100 - De Cascudo a Eros 

Antropo100 - De Cascudo a Eros é uma obra coreográfica idealizada pela coreógrafa Ana Bottosso com a essencial colaboração dos artistas intérpretes criadores da Companhia de Danças de Diadema. Apoiando-se nas tendências de miscigenação das linguagens do corpo - como tecidas pela dançarina Eros Volúsia (1914-2004) e contidas em registros literários de Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), sobre a história dos gestos na cultura brasileira - a obra vislumbra uma reflexão artística oriunda de efemérides da década de 1920.

Sinopse - Na Ânsia Azul de fazer uma Dança Selvagem, acompanhada por um Batuque (referências às coreografias de Eros Volúsia), contamos nossas histórias por meio dos gestos que transitam entre o cotidiano e o expressivo. Olhar para nossos movimentos o mais internamente possível, e perceber sua potência, eventualmente nos impulsiona a movimentar e modificar barreiras que não nos convém.

FICHA TÉCNICA - Direção geral e concepção coreográfica: Ana Bottosso. Assistência de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Intérpretes colaboradores: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Felipe Julio, Flávia Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima e Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Concepção musical: Loop B. Desenho de luz: Alexandre Zullu. Assistência de produção e sonoplastia: Jehn Sales. Figurino: Salomé Abdala. Assistência de figurino: Caio Katchborian. Estampa: DaCota Monteiro. Cenografia: Marcos Sanches e Patrícia Lopes. Pintura cenográfica: Rafael Boese. Professores de dança clássica: Márcio Rongetti e Paulo Vinícius. Professores de dança contemporânea: Ana Bottosso e Ton Carbones. Professor de view points: Bruno de Oliveira. Condicionamento físico: Carolini Piovani. Orientação em yoga: Daniele Santos. Professora convidada: Daniela Moraes (Improvisação). Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Assistência de comunicação: Cristina Ávila.

Dança: Bailando na Cidade | Projeto: Bailando em Cirandas - Etapa IV
Com: Companhia de Danças de Diadema
Espetáculo: Antropo100 - De Cascudo a Eros
Apresentações: Alunos das Oficinas de Dança
Entrada gratuita. Classificação: Livre. Duração total: 60 minutos.

04 de agosto - Sexta, às 19h - Centro Cultural Serraria
Rua Guarani, 790 - Vila Conceição. Diadema/SP.
18 de agosto - Sexta, às 15h - Céu das Artes
Av. Afonso Monteiro da Cruz, 254 - Jardim União. Diadema/SP.
19 de agosto - Sábado, às 15h - Centro Cultural Eldorado
Av. Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 41 - Eldorado. Diadema/SP.

Site: ciadedancas.apbd.org.br | YouTube: @CiadeDancasdeDiadema
Facebook: @companhiadedancas | Instagram: @ciadedancasdiadema
WhatsApp: (11) 99992-7799 e (11) 99883-8276.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.