28/07/2023 às 14h58min - Atualizada em 29/07/2023 às 00h01min

Cartilha gratuita orienta a população sobre a relação entre a saúde dos imóveis e das pessoas

O Movimento Construção Saudável alerta sobre a relação direta entre a impermeabilização correta e os problemas respiratórios

Paula Ferezin
O Movimento Construção Saudável disponibiliza gratuitamente a primeira cartilha da América Latina sobre a importância da impermeabilização dos imóveis para o bem-estar das pessoas. De forma didática, o material aborda o tema mostrando essa relação direta entre a saúde das casas e dos moradores. Intitulada “Impermeabilização é Saúde” a publicação pode ser acessada no site: https://construcaosaudavel.org/.

A cartilha Impermeabilização é Saúde tem como objetivo orientar a população, empresas e cidadãos sobre os problemas causados pelas patologias das edificações à saúde humana, em especial aqueles provocados por infiltração, umidade, mofo e bolor, que contribuem para o agravamento das doenças respiratórias. A publicação está em consonância com o 3º ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas) para 2030: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.

A Cartilha fornece uma breve visão sobre os principais problemas dos imóveis com relação à umidade e infiltrações, descreve alguns efeitos potenciais nocivos à saúde associados à exposição ao mofo e ao bolor, como evitá-los e a importância da qualidade do ar em ambientes internos. O formato online foi escolhido para ampliar o acesso. As pessoas podem consultá-la em qualquer região do país, pelo celular, tablet ou computador. Outra vantagem é a atualização constante. O material é revisado periodicamente para que seja disponibilizado à população sempre com informações, dados e estudos recentes.

“Nosso empenho é para que cada vez mais a sociedade tome consciência da relação de causa e efeito entre construção saudável e qualidade de vida. O lema Impermeabilização é saúde deixa claro nossa preocupação com a conscientização e a mobilização da sociedade para a relação entre a impermeabilização das edificações e a saúde humana”, ressalta Jorge Luiz Cardoso, presidente do Movimento Construção Saudável.

Idealizada e produzida pelo Movimento Construção Saudável, a Cartilha conta com o apoio do IBI (Instituto Brasileiro de Impermeabilização), Centro Universitário FAM, Doutor Fam, PNQAI (Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno), Virada Sustentável e Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento).
 
Sobre o Movimento Construção Saudável
http://construcaosaudavel.org

O Movimento Construção Saudável reúne as principais empresas do mercado de impermeabilização – Mactra, Sika, Vedacit e Viapol – com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde das habitações e das pessoas.

Criada em 2019, a iniciativa discute os benefícios de impermeabilizar de forma correta e as consequências que o processo traz para a saúde das pessoas. O Movimento promove ações em eventos, revendas, home centers e demais pontos de venda.

Conscientes do impacto na vida da população e de que grande parte espera o problema aparecer ao invés de prevenir, as empresas criaram o Movimento para conscientizar os profissionais, ampliar a percepção da sociedade sobre a importância do tema e, consequentemente, fortalecer o setor para transformar essa realidade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.