27/07/2023 às 17h04min - Atualizada em 28/07/2023 às 00h04min

Cozinha de Talentos ensina a preparar pratos com foco na formação de profissionais

Curso gratuito é oferecido a jovens de baixa renda da região de Mogi das Cruzes. Inscrição segue até 2 de agosto para maiores de 16 anos

D. Rocha
Banco de Imagens
Já parou para pensar que aprender a cozinhar pode ser uma forma de empreender ou encontrar seu espaço no mercado de trabalho? Se você procura uma atividade profissional, o setor de gastronomia pode ser uma boa.

A dica é se inscrever nas aulas do projeto Cozinha de Talentos. O curso é livre e gratuito e as inscrições estão abertas até 2 de agosto para maiores de 16 anos preferencialmente de baixa renda, moradores de Mogi das Cruzes, São Paulo

A capacitação auxilia os participantes a desenvolverem o potencial criativo individual estimulando o exercício da imaginação criadora, da descoberta e da invenção, por meio de vivências, pesquisas e experiências e também a elaborarem e construírem projetos através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas/maquinários adequados à formação específica.

Além disso, aprender a cozinhar pode trazer uma série de benefícios: terapêuticos, como alívio do estresse e ansiedade, autoconfiança, conexão social e estímulo mental; e práticos, como independência, economia financeira e hábitos alimentares saudáveis.

“Entendemos que a educação e a formação profissional são importantes ferramentas de transformação social e estamos muito felizes em contribuir com essa ação que reúne esses dois pilares capacitando os jovens para atuar com gastronomia, melhorando a sua empregabilidade, e que preserva a cultura local”, disse Ramon Alcaraz, CEO da JSL.

Segundo Marcia Gliosce, Diretora Executiva do Instituto São Paulo de Arte e Cultura, “a ideia é apresentar a gastronomia tradicional brasileira e transferir conhecimento para os participantes na expectativa de salvaguarda dos saberes e fazeres destas receitas que compõem o património imaterial do nosso país”.

As aulas serão presenciais, expositivas, teóricas e práticas e terão início no dia 7 de agosto. Os alunos selecionados serão divididos em duas turmas:

Turma 1 - Segunda e Terça , das 18h às 21h30
Turma 2 - Quarta e Quinta, das 18h às 21h30

O projeto Cozinha de Talentos conta com o patrocínio JSL e apoio do Fundo Social e da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes. A lista final dos selecionados será divulgada no dia 4 de agosto de 2023 na página do Facebook/Instagram do projeto.

Sobre as inscrições

A inscrição gratuita pode ser feita na página eletrônica do projeto. Entre os critérios de seleção serão observados perfil socioeconômico, idade e currículo. Link de inscrição:
https://forms.gle/MRjqep2yJppgBUf98

Sobre a Quest  
 
Atua no setor cultural há mais de 20 anos com o objetivo de ampliar e promover o desenvolvimento humano, social e econômico por meio de iniciativas culturais e sociais. A Quest tem uma trajetória que une qualidade, inovação e contrapartida social, atuando em cooperação com artistas, produtores e agentes culturais para alcançar seus objetivos institucionais no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, implantou ou coordenou a implantação de mais de 100 núcleos de cultura, inovação, dança, teatro, design e gastronomia em território nacional, empregando centenas de educadores, e beneficiando diretamente milhares de jovens. 

Ficha técnica

Cozinha de Talentos
Patrocinador – JSL. Realização – ISPAC – Instituto São Paulo de Arte e Cultura, apoio do Fundo Social e da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.
Local:
Escola de Empreendedorismo e Inovação - Centro (Rua Senador Dantas, 326 – Centro)
Turma 1 - Segunda e Terça , das 18h às 21h30
Turma 2 - Quarta e Quinta, das 18h às 21h30

Mais informações:

Telefone/Whatsapp (11) 99957-1817
www.facebook.com/cozinhapaulistasp
www.instagram.com/cozinhapaulistasp

E-mail: [email protected]

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.