26/07/2023 às 15h12min - Atualizada em 28/07/2023 às 00h03min

Mercado livre de energia: projeto que libera a prática prossegue na Câmara dos Deputados

Projeto pretende abrir o mercado de energia elétrica para os consumidores

Divulgação
Divulgação

O PL 414/2021, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, propõe a abertura total do mercado livre de energia. Ele é um ambiente onde as pessoas podem negociar diretamente as condições de compra e venda de energia com diversos fornecedores, sem a intermediação das distribuidoras regionais. Essa liberdade de escolha permite obter melhores preços, prazos e qualidade da energia contratada.

O mercado livre de energia vem sendo o principal propulsor de novos projetos de geração renovável e eficiência energética no Brasil. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), ele responde por cerca de 30% do consumo nacional de energia e deve crescer ainda mais nos próximos anos. A abertura do mercado trará benefícios econômicos, sociais e ambientais para o país, como a redução dos custos da energia, o aumento da competitividade das empresas, a geração de empregos e a promoção da sustentabilidade.

Para Túlio Fonseca, CEO da Energy Brasil, esse projeto representa uma oportunidade histórica para modernizar o setor elétrico brasileiro e democratizar o acesso à energia de qualidade e baixo custo. “Sabemos da importância desse modelo para o desenvolvimento do país e para a satisfação dos consumidores. Por isso, entendemos que o PL vai ampliar as possibilidades de escolha e concorrência no setor, estimulando a eficiência e a transparência”, afirmou.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.