01/03/2023 às 12h30min - Atualizada em 02/03/2023 às 00h01min

Cultura Árabe é Tema em Evento Promovido pelo Butantã Shopping

Durante dois finais de semana o Butantã Shopping se transformará em um pedaço das Arábias em plena capital paulista.

SALA DA NOTÍCIA Vanessa Goulartt
Alfapress
Divulgação Butantã Shopping

 A cultura árabe é repleta de mistérios, arte, sabores e aromas. Toda essa riqueza cultural estará presente no Butantã Shopping durante a realização do evento “But nas Arábias”. O shopping abre espaço gratuito para o evento gastronômico e artístico em que os protagonistas são famílias que fugiram de conflitos para buscar vida nova no Brasil.

O propósito da iniciativa é unir a riqueza da cultura árabe à solidariedade. O festival irá oferecer 15 expositores dedicados à venda de comidas, bebidas e produtos típicos da cultura árabe. Cerca de 70% dos pontos serão destinados exclusivamente a expositores refugiados, que terão direito a parte da receita obtida no evento.

Nas tendas, o público encontrará doces sírios e receitas tradicionais como kibe, esfiha, tabule, charutinho de folha de uva, e homus, além de pratos menos conhecidos, entre eles, saj, shawarma, falafel, trigo libanês e mjadra.
Durante o evento também será possível a compra de roupas, acessórios e artigos exóticos.

Para tornar a experiência ainda mais agradável e ampliar o conhecimento sobre usos e costumes de um dos povos mais antigos da humanidade, o festival vai oferecer apresentações musicais e danças tradicionais, entre elas, a do ventre e o dabke, considerada uma das expressões artísticas mais importantes entre os árabes, com destaque para a apresentação de Dana Farida, bailarina Internacional com mais de 20 anos de Carreira. Representante das Danças Árabes do Fórum Internacional de Dança e Cidadania  do Estado de São Paulo, em 2020. Campeã Mundial em 2017 no Festival Ahlan Wa Sahlan, realizado no Egito. Dana possui mais 6 premiações em festivais no Egito.

 De acordo com o Butantã Shopping, que cedeu o espaço gratuitamente, a iniciativa conjuga entretenimento, cultura e responsabilidade social. “Por recebermos diariamente milhares de pessoas das mais diferentes regiões de São Paulo e do Interior, vemos neste evento um interessante meio de divulgar o conhecimento de outras culturas e de gerar integração entre os povos, além de poder ajudar neste propósito”, afirma o Coordenador de Marketing do Shopping Butantã, Franklin Pedroso.

 Segundo o Ministério da Justiça, até o final do ano de 2017, o Brasil havia reconhecido 10.145 refugiados de diversas nacionalidades, 35% deles procedentes da Síria.

 “But nas Arábias” vai funcionar durante dois finais de semana às sextas, sábados e domingos das 12h às 20h. Para participar, basta doar na entrada 1kg de alimento não perecível, que será destinado às familiais refugiadas.
 Entre as atrações podemos destacar: Apresentações Típicas, gastronomia, doces árabes, tatuagem de Henna e a tradicional leitura em borra de café (Cafeomancia - oráculo usado para adivinhar o futuro de acordo com os desenhos que aparecem no pires e na xícara de café depois de bebê-lo).

 Com o apoio dos consulados dos Emirados Árabes e do Egito, as atrações prometem trazer todo o espírito dessa cultura tão rica e apreciada pelos brasileiros.
Além do aspecto artístico e cultural o evento “But nas Arábias” traz a possibilidade de doação de alimentos para as vítimas do terremoto na Síria e na Turquia. A possibilidade de unir apresentações artísticas, culturais, opções gastronômicas e ação social tornam o evento diferenciado e atrativo.

A Cultura Árabe:

A cultura árabe refere-se à todas as manifestações e expressões que se originam dos "países árabes". O povo árabe surgiu no Oriente Médio, em uma região desértica localizada entre e a Ásia e a África. A península, com cerca de um milhão de quilômetros quadrados, se dividia em montanhas, alguns oásis e principalmente por áreas desertas. Havia um pequeno espaço nessas terras que podiam ser utilizados para a agricultura.

Justamente pela dificuldade de se manter no deserto, com poucas faixas de água, boa parte das tribos que viviam nesses territórios eram nômades, beduínos, que viviam do comércio e do pastoreio. 
Até o século VI, não existia um Estado centralizado, por isso, os povos árabes viviam em tribos e buscavam formas de se organizar entre elas, na busca por viver em harmonia, o que nem sempre era possível. A luta por posse de uma faixa de água, ou rota comercial era muito comum. Também não foram raros os casos em que houve ataques às caravanas que levavam mercadorias para comercialização.

Com o passar do tempo, os árabes foram edificando algumas cidades, muitas delas são extremamente importantes, pois são centros religiosos e culturais, como Meca.
A cultura árabe tem origem com os povos semitas que descendem de Ismael. De acordo com os relatos bíblicos, Ismael foi o filho de Abraão, patriarca conhecido como pai da fé.  Foi na Península Arábica que os povos árabes desenvolveram sua cultura. Em sua maioria, esse povo era formado por grupos de beduínos que habitavam as regiões desérticas e viviam do pastoreio.

 Fonte: Site Educa + Brasil

Sobre o Butantã Shopping:
O Butantã Shopping é o primeiro shopping do Grupo Carrefour, administrado e comercializado pela unidade de negócios Carrefour Property. Inaugurado em 3 de maio de 1994, o empreendimento tem como âncora principal o Hipermercado Carrefour, além de Casas Bahia, Daiso, Lojas Americanas, Preçolândia, Renner e Smart Fit Academia. O shopping leva o nome do bairro em que está localizado, a oeste da cidade de São Paulo, próximo aos bairros do Morumbi, Raposo Tavares, Rio Pequeno, Vila Andrade, Campo Limpo, Jardim Guedala, Vila Sônia e Jardim Previdência, bem como dos municípios de Osasco, Taboão da Serra e Cotia.

Sobre o Carrefour Property:
Presente desde 2012 no país, o Carrefour Property é a unidade de negócios do Grupo Carrefour Brasil que atua na gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário da companhia.
Com a incorporação do Grupo BIG no Grupo Carrefour Brasil, a companhia passou a ter em seu portfólio mais de 21 bilhões em landbank. 
Além disso, administra mais de 370 galerias comerciais em 20 estados e 200 municípios, que contam com mais de 4.600 lojistas, além dos shopping centers: Butantã Shopping, Jardim Pamplona Shopping e Paseo Alto das Nações em São Paulo.
 A força do Carrefour Property reside na combinação do conhecimento e experiência imobiliária com o DNA comercial do Grupo e de seus valores, colocando o cliente sempre no centro de todos os projetos. A unidade de negócio também tem a expertise no desenvolvimento imobiliários em diversos formatos que beneficiam todos os ecossistemas, além da experiência na gestão dos ativos da maior empregadora privada do país.
Instagram: @carrefourproperty_br
Facebook: Carrefour Property – Brasil
Site: https://www.carrefourproperty.com.br/
Podcast:  https://open.spotify.com/show/3AmaacLSX5sy3GojnXIJsq
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/carrefour-property-brasil/
Tik Tok: @carrefour_property

Serviço:
O quê? Evento Árabe – “But nas Arábias”
Onde: Butantã Shopping – Piso 1
Endereço: Avenida Professor Francisco Morato, 2718
Site: www.butantashopping.com.br
Telefone: 11 3723 3900
Quando:  De 3 a 5/3 e de 10 a 12/3
Entrada: Gratuita
Horários: Sextas, Sábados e Domingos das 12h às 20h.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.