28/06/2023 às 16h52min - Atualizada em 29/06/2023 às 00h04min

Alunos vão à Justiça contra faculdade que fechou as portas

SALA DA NOTÍCIA Joao Paulo Santos Ribeiro

Unidade da Uninassau em Belo Horizonte Encerra Atividades, Alunos e Professores Expressam Insatisfação

Na quinta-feira passada, dia 22 de junho, a unidade da Uninassau em Belo Horizonte fechou suas portas, comunicando a decisão aos alunos e colaboradores em uma reunião realizada na sede da instituição, no antigo prédio da UniBH, no bairro Lagoinha, região noroeste. A universidade informou que estabeleceu um acordo com a Estácio para transferir os alunos com as mesmas condições em que estudavam na Uninassau.

Comprar Superior e Ensino Médio

Comprar Superior e Ensino Médio

No entanto, tanto os alunos quanto os professores não ficaram satisfeitos com a decisão. Com o intuito de criar uma rede de apoio, uma comissão de alunos e professores pretende buscar a ajuda de advogados para processar a faculdade. Um aluno, que preferiu não se identificar, relata que a decisão da Uninassau foi "repentina e desonesta", deixando todos em situação de incerteza.

No acordo firmado entre a Uninassau e a Estácio, ficou garantido que os alunos seriam transferidos mantendo as mesmas condições, como bolsas de estudos e descontos. No entanto, os alunos de radiologia foram prejudicados, uma vez que o curso, que era presencial, passará a ser realizado na modalidade a distância (EAD) na nova instituição, com o mesmo valor de mensalidade.

Uma professora critica a decisão e destaca que, para os cursos na área da saúde, a prática é essencial e, com a nova dinâmica, a faculdade formará profissionais "deficitários".

Tanto os alunos quanto os professores elogiam a estrutura que a Uninassau oferecia para o curso de radiologia. De acordo com um aluno do curso, a instituição contava com laboratórios e todos os equipamentos necessários, e com o fechamento, ele afirma que os alunos terão "18 meses de curso jogados fora".

Aqueles que optaram por não se transferir para a Estácio estão procurando outra faculdade que ofereça a mesma estrutura e contam com o apoio da rede de professores. A Uninassau oferecia, em Belo Horizonte, cursos de radiologia, direito, medicina veterinária, odontologia, psicologia e gastronomia. O mantenedor da faculdade é o grupo Ser Educacional.

O que diz a Uninassau

A Uninassau emitiu um comunicado informando que está suspendendo as atividades do campus de Belo Horizonte. Segundo a nota, essa decisão faz parte de um plano de realinhamento estratégico da unidade e não terá impacto acadêmico ou financeiro para os estudantes, pois foi estabelecida uma parceria que permitirá que eles optem por transferir seus cursos para o Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte, mantendo todos os benefícios financeiros que já possuem.

A faculdade também informou que todos os professores e colaboradores já foram comunicados sobre a decisão. Além disso, os estudantes estão recebendo orientações sobre a transição para a nova unidade e estão sendo oferecidos suporte para esclarecer suas dúvidas. A Uninassau reforçou que o diálogo permanecerá aberto, visando evitar qualquer prejuízo no processo de formação dos estudantes.

Por fim, a Uninassau ressaltou seu compromisso em fornecer um ensino de excelência e contribuir para o desenvolvimento da educação no país. A instituição espera retornar o mais breve possível com um campus mais moderno e novos projetos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.