27/06/2023 às 10h12min - Atualizada em 29/06/2023 às 00h02min

Criadores de conteúdo dão dicas valiosas para a hora de comprar um carro

No Kwai, especialistas indicam os melhores financiamentos e ajudam a fugir de golpes na hora de comprar um automóvel novo ou usado

SALA DA NOTÍCIA Bruna Camilo
AdobeStock_386582699

O anúncio feito pelo governo para reduzir o valor da compra de veículos para pessoa física e jurídica, com descontos de 1,5% a 10,96% para carros de até R$ 120 mil, pretende estimular o setor automobilístico no Brasil, e o assunto dominou a internet nos últimos dias. Muita gente está em busca de informações e dicas para esse momento bastante importante, que é a compra de um carro, e o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, oferece diversos conteúdos sobre o assunto com especialistas e criadores de conteúdo que dão dicas diversas, desde cuidados na hora da compra até a escolha do melhor financiamento para o seu bolso.

O creator Deivid Guedes, que tem mais de 58,8 mil curtidas na plataforma, reuniu seis dicas para fazer uma boa compra, entre elas, a importância de fazer o orçamento para determinar o quanto você pode gastar e comparar os veículos para ver qual melhor atende sua necessidade no combo segurança, manutenção e tecnologia. Além de considerar não deixar o valor passar mais de 20% do seu patrimônio, já que é mais ou menos isso que o brasileiro gasta em média por mês com transporte. 

Para quem prefere investir em automóvel usado, o perfil Mercado do Auto, que tem 235,3 mil curtidas no Kwai, dá algumas dicas para conferir se está tudo em dia com o carro, como conferir o número do chassi e o ano do veículo, que ficam localizados no lado do passageiro e dentro do capô. O vídeo também alerta que é preciso ficar atento se a lateral apresenta algum tipo de desnível ou amassado, que pode ter passado despercebido, e se as portas fecham corretamente.

Já se você é do time dos indecisos, que não conseguem escolher entre tantas opções, e se empolgam apenas com o exterior do carro, o criador de conteúdo César Abreu, que tem mais de 5 milhões de curtidas no aplicativo, mostra alguns pontos importantes que devem ser considerados no ato da compra do automóvel. Dentre eles, ficar de olho na quilometragem e comparar se ela bate com os desgastes que o veículo apresenta, para não ser enganado e sair no prejuízo. Alguns itens que podem passar despercebidos são os pedais com borrachas deterioradas; o desgaste prematuro de peças plásticas internas, como maçaneta das portas e a manete do câmbio; as abas do banco do motorista; e a lanterna. Também, é importante fazer o famoso teste drive, assim, é possível verificar o freio, amortecimento, se ele faz algum barulho fora do normal, entre outros.

E se o objetivo é comprar o carro parcelado, o Rob Correa, que tem 277,2 mil curtidas no Kwai, mostra como é importante olhar a taxa de juros do Banco Central para aquisição de veículos para pessoa física, que é uma lista atualizada semanalmente com os juros de 47 instituições financeiras. Ele também ensina como calcular com base no automóvel escolhido e de acordo com as opções disponíveis.

Por último, mas não menos importante, o perfil Investimento FC, que já tem 1,3 milhão de curtidas na plataforma, lembra que na hora de comprar um carro é importante conhecer a regra 20-4-10, que é uma fórmula essencial para te ajudar a comprar o veículo que caiba dentro do seu orçamento. Para essa regra, é preciso separar 20% do valor para dar de entrada, o financiamento não pode passar de 4 anos e o valor da parcela não pode comprometer mais de 10% da renda mensal.

A medida, que oferece descontos na compra de novos veículos, acabaria em 20 de junho, mas foi prorrogada por mais 15 dias. Então, se você pensa em comprar um automóvel e quer aproveitar essa oportunidade, anote as dicas dos criadores de conteúdo do Kwai e busque o máximo de informação que puder para evitar possíveis armadilhas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.