26/06/2023 às 16h32min - Atualizada em 27/06/2023 às 00h01min

Conheça as indicações e vantagens das lentes e facetas dentárias

Procedimento é indicado para reparação de fraturas e desgaste, ajuste de comprimento, largura e cor

SALA DA NOTÍCIA Amanda Martins

A busca por um belo sorriso é um dos principais motivos que levam as pessoas a irem ao dentista. Segundo a Oral Sin, rede líder em implantes dentários, as lentes de contato ou facetas dentárias se tornaram um dos procedimentos mais procurados entre os brasileiros. E por que tanta procura?
 

Além de melhorar a estética do sorriso, a lente corrige imperfeições estéticas, como dentes com alterações de formato, posicionamento no arco, cor; dentes desgastados, lascados e com fraturas, proporcionando um sorriso mais regular e harmônico.
 

Mas quem procura o tratamento, deve se atentar a diferença entre lentes de contato e facetas. A lente de contato é extremamente fina e exige pouco preparo do dente (desgaste dental). É uma solução que recupera a funcionalidade dos dentes em pouco tempo, contudo, quem adota essa técnica precisa prestar atenção na hora de praticar alguns hábitos, principalmente durante as refeições.
 

A lente é resistente, mas se não tiver os cuidados necessários, como não morder alimentos duros, eles podem fraturar a lente. Com um bom cuidado, as lentes podem durar de 10 a 15 anos.
 

Já as facetas estéticas são um pouco mais grossas e envolvem o preparo do dente (desgaste dental). Elas ficaram bastante famosas e se tornaram o método mais usado pelas celebridades no Brasil, por terem maior durabilidade e resistência às manchas, forças mecânicas durante a mastigação, maior estabilidade de cor e brilho, sem dor e previsibilidade no resultado final, como o paciente deseja.



De acordo com a cirurgiã-dentista da Oral Sin Fernanda Oliani, para pacientes que perderam, por exemplo, a função da “guia canina” – encaixe ideal dos dentes superiores e inferiores – a lente de contato é uma das indicações para fazer a correção. “Tanto a faceta quanto a lente são feitas de porcelana e recobrem a frente inteira do dente. A principal diferença entre as duas é a espessura e a forma que o dente é preparado. A faceta é um pouco mais grossa, e envolve preparo do dente. A lente de contato é extremamente mais fina e exige pouco ou nenhum preparo do dente, além de servir como uma reparadora estética para casos de espaço entre os dentes (diastema), correção de ângulos e fraturas, promovendo, assim, um sorriso muito mais harmônico”, explica Dra. Fernanda.




Se a lente de contato ou a faceta não lascarem ou sofrerem algum dano, o paciente pode visitar o dentista a cada seis meses. A doutora garante que, além de ampliar e favorecer a saúde bucal no tratamento dentário, esses procedimentos melhoram a autoestima e a autoconfiança do paciente.

Sobre a Oral Sin

Fundada em 2004, no Paraná, a Oral Sin é a maior rede de franquias de implantes dentários do País e, desde 2009, atua no segmento de franquias. Atualmente, são mais de 500 unidades em operação, distribuídas por todas as regiões brasileiras. Pioneira na adoção de tecnologias digitais ligadas à odontologia, além dos implantes, a Oral Sin também oferece atendimento clínico em geral, próteses dentárias, estética dental com atendimento odontológico humanizado e de excelência, ressaltando-se o fato de que acolhimento, respeito e carinho aos clientes estão entre seus pilares.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.