21/06/2023 às 11h41min - Atualizada em 22/06/2023 às 00h02min

Casa de acolhimento Esperança IV, no bairro Céu Azul, ganha brinquedoteca

Objetivo é democratizar o acesso às atividades lúdicas entre crianças em situação de violência de direitos

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Imprensa
https://www.cdlbh.com.br/imprensa/casa-de-acolhimento-esperanca-iv-no-bairro-ceu-azul-ganha-brinquedoteca/
Divulgação

A  partir desta segunda-feira, 26, a Casa de acolhimento Esperança IV, localizada no bairro Céu Azul, irá receber um novo espaço dedicado ao lazer das crianças atendidas, a Brinquedoteca Marcelo de Souza e Silva. A brinquedoteca será a 13ª. unidade inaugurada pelo projeto Brincadeira é Coisa Séria e vai beneficiar 16 crianças entre 0 e 12 anos. O dispositivo, que tem como propósito ampliar o acesso às atividades lúdicas às crianças em situação de violência de direitos, é uma realização Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA/BH) e com o incentivo da Prefeitura de Belo Horizonte e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

O espaço, que foi desenvolvido a partir da abordagem de Emmi Pikler, estimula o olhar da criança para si, explorando suas possibilidades e seus limites. Pintura artística, biblioteca de literatura infantil, brinquedos fixos e móveis, mobiliário e decoração temáticos compõem a brinquedoteca. 

O programa Brincadeira é Coisa Séria, criado em 2011, é fruto da parceria entre a Fundação CDL-BH e a CDL Jovem - BH. O escopo principal é construir brinquedotecas em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, retirados da convivência familiar por determinação do Juizado da Infância e da Juventude ou pelos Conselhos Tutelares. Nessas casas são acolhidas crianças e adolescentes de ambos os sexos e de várias idades, em número não superior a 15 em cada instituição. Ao todo já foram construídas 12 brinquedotecas em toda a cidade, doados mais de 2.500 brinquedos e mais de 700 crianças beneficiadas.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.