20/06/2023 às 14h56min - Atualizada em 21/06/2023 às 00h04min

Parceria entre Museus da Energia e Reciclus leva atividades gratuitas para estudantes de escolas públicas de São Paulo

Parceria integra a programação do mês do meio ambiente e também vai contar com uma live sobre descarte correto de “lixo”

SALA DA NOTÍCIA Bartira Betini
http://www.museudaenergia.org.br/
Divulgação

A Fundação Energia e Saneamento promove uma série de ações para celebrar o mês do meio ambiente, em junho, nos Museus da Energia de São Paulo e Itu, em parceria com a Reciclus, associação sem fins lucrativos responsável pela logística reversa de lâmpadas fluorescentes. As atividades incluem uma live, no dia 21, sobre educação ambiental, e visitas gratuitas de estudantes aos museus, no dia 22, que vão mobilizar mais de 200 alunos de escolas públicas de ensino fundamental das duas cidades, para debater a importância de cuidar do meio ambiente.

 

As ações em parceria com a Reciclus complementam a programação que está sendo realizada este mês nos três museus da Fundação Energia e Saneamento, São Paulo, Itu e Salesópolis, em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. 

 

No passeio aos Museus, os alunos vão receber cartilhas educativas da Reciclus, além de outros materiais gratuitos com o objetivo de oferecer um dia de diversão e conhecimento. Serão 80 alunos da escola Escola Estadual República da Bolívia, de São Paulo e 131 da escola Emef. Profª Carolina De Moraes Macedo de Itu.

 

A live acontece no dia 21, às 10h, com participação do  professor de Biologia e Youtuber Samuel Cunha, que já contribui com conteúdos educativos para estudantes em todo o país, com mais de 1 milhão de inscritos no YouTube. A conversa terá mediação da assistente do Museu da Energia de São Paulo, Amanda Macedo, e será aberta a todos os interessados, que poderão acompanhar o bate-papo no canal do Museu da Energia no YouTube. A live intitulada "Guardiões da natureza: como salvar o planeta?" pretende receber perguntas dos interessados em aprender e contribuir no debate.

 

A parceria entre a Fundação Energia e Saneamento e a Reciclus surgiu do interesse da associação pelo trabalho de divulgação científica e educação de excelência realizado pelos Museus da Energia. Com a iniciativa, a Reciclus busca aproximar cada vez mais os estudantes de ensino fundamental I sobre os cuidados no descarte adequado de lâmpadas fluorescentes e outros resíduos.

 

A Logística Reversa é um conjunto de ações, procedimentos e meios para viabilizar a coleta, armazenamento e destinação ambientalmente correta de resíduos, com o objetivo de retorná-los ao início da cadeia produtiva, evitando a extração de recursos naturais.

 

 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

 

Site: http://www.museudaenergia.org.br/

Instagram: @museudaenergia 

Facebook: https://www.facebook.com/museudaenergia

YouTube: https://www.youtube.com/c/MuseudaEnergia



 

Sobre a Reciclus

Entidade sem fins lucrativos, a Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação - Reciclus é a gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. Seu papel é operacionalizar a Logística Reversa das lâmpadas fluorescentes em todo o País. Com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), foi criado um Acordo Setorial de Lâmpadas e a partir daí, desde 2017, foram recolhidas mais de 33 milhões de lâmpadas fluorescentes por meio de mais de 3800 mil pontos de entrega implementados pela Reciclus.

 

Site: https://reciclus.org.br/

Instagram: https://www.instagram.com/reciclus.oficial/?hl=pt

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/reciclusoficial/?originalSubdomain=br

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCG5BRnMgj-tklrmxEm5d5DQ

Facebook: https://www.facebook.com/Reciclus/



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.