01/05/2023 às 10h30min - Atualizada em 02/05/2023 às 00h02min

Instituto Butantan inaugura Edifício Vital Brazil, cartão-postal da instituição

Prédio, que passou por restauração com investimento de R$19 milhões, será aberto para visitantes no dia 2 de maio

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/instituto-butantan-inaugura-edificio-vital-brazil-cartao-postal-da-instituicao/

O Edifício Vital Brazil, um dos prédios mais simbólicos do Instituto Butantan, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, será reaberto ao público a partir de terça-feira (2). A cerimônia de entrega do prédio restaurado ocorreu no último dia 28 e contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

“Tem um simbolismo muito grande hoje, dia 28 de abril, aniversário do Vital Brazil, estarmos reinaugurando a Biblioteca Científica do Butatan. Ele foi o idealizador deste projeto do Instituto Butantan, que hoje é um dos maiores centros de pesquisa do mundo biológico que nós temos no mundo. Ele também é o responsável por uma grande parte das vacinas que hoje se aplica, não só no Brasil, mas em toda a América Latina”, disse o secretário.

A construção, que fica em um dos pontos mais altos dos 725 mil m² que compõem o Parque da Ciência do Butantan, também abriga a Biblioteca Científica do Butantan, agora totalmente modernizada. O investimento total da obra de restauro chegou próximo dos R$19 milhões, provenientes da Fundação Butantan, que atua em apoio ao Instituto Butantan. A intervenção no edifício durou 36 meses.

A Biblioteca Científica do Butantan, antes usada apenas por estudantes e pesquisadores, agora será aberta ao público geral e visitantes do Parque da Ciência. O espaço foi ampliado e ganhou novos ambientes para palestras, aulas e para pesquisas individuais. O acervo é constituído por cerca de 4.500 obras relacionadas às temáticas de pesquisas desenvolvidas na instituição, em áreas como herpetologia, artrópodes, biodiversidade, saúde pública, medicina, soros e vacinas, biologia, farmacologia, tecnologia, imunologia e patologia – muitos dos títulos são centenários.

O prédio abriga também o Espaço Semear Leitores, projeto realizado em parceria com a Fundação Bunge, que tem o objetivo de estimular o contato de crianças com os livros de maneira prazerosa, incentivando a leitura e promovendo a ampliação do universo cultural infantojuvenil.

“Desde a sua fundação, há 122 anos, o Butantan tem sido um equipamento de São Paulo dedicado à ciência e, também, à educação e ao lazer. A reabertura do Edifício Vital Brazil atende a essas vocações, modernizando e ampliando a biblioteca e os espaços acadêmicos e, também, oferecendo locais de visitação que se somam ao Parque da Ciência”, ressaltou Esper Kallás, diretor do Instituto.

A obra e sua restauração

A construção, concebida pelo arquiteto e engenheiro Mauro Álvaro de Souza Camargo foi inaugurada em 1914, já para abrigar a biblioteca e alguns laboratórios. Ao longo dos anos, se transformou em um cartão-postal, uma espécie de ponto instagramável ao ar livre, já que além da exuberância arquitetônica e a aparência de prédio do início do século 20, ostenta na fachada a inscrição Instituto Butantan, avistada por quem fotografa o prédio de qualquer degrau da imponente escada de acesso a partir do serpentário.

Todas essas características foram preservadas no projeto de restauração e sua execução trouxe grandes surpresas. Uma delas foi a evidência de pinturas murais escondidas por um forro de gesso. As ilustrações, recuperadas por técnicas de restauro em pintura, revelaram figuras marcantes da ciência, como Edward Jenner (1749-1823), responsável pela criação da vacina da varíola, e Louis Pasteur (1822-1895), cientista que revolucionou o combate a doenças infecciosas. Em um trabalho artesanal e detalhista, foram realizadas raspagens com bisturi para identificar as sete camadas de tinta que escondiam a primeira coloração adotada no prédio.

Com parte do acervo já digitalizada, em breve toda a produção científica dos mais de 120 anos de história da instituição estará acessível para consulta no Sapientia, repositório digital do instituto disponível para todos os públicos.

Serviço
Edifício Vital Brazil e Biblioteca Científica do Butantan
Data de abertura: 2 de maio de 2023
Horário: Terça a sexta-feira, das 09h às 16h45 (mesmo horário de funcionamento dos Museus)

Espaço de Leitura Semear Leitores
Data de abertura: 2 de maio de 2023
Horário: Terça a sexta-feira, das 12h30 às 16h30

O post Instituto Butantan inaugura Edifício Vital Brazil, cartão-postal da instituição apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.