27/04/2023 às 06h18min - Atualizada em 01/05/2023 às 00h03min

Messi ou CR7: afinal, quem é o melhor de todos os tempos?

O Sambafoot fez uma análise para descobrir quem é o GOAT

SALA DA NOTÍCIA Marina Kaiser Gomes de Faria
https://www.sambafoot.com/br/
BBC

Com a próxima janela de transferências no meio do ano se aproximando, novos rumores começam a surgir, como por exemplo o possível retorno de Lionel Messi ao time em que passou grande parte de sua carreira, o Barcelona. 

Dessa forma, o Sambafoot fez uma análise dos feitos do argentino em comparação com os de seu grande rival, Cristiano Ronaldo, para tentar descobrir quem, afinal de contas, é o melhor de todos os tempos.

Resultados por clubes

Em termos de gols por clube, a contagem de Cristiano Ronaldo é mais alta, mas Messi não está muito distante - a diferença entre os dois jogadores é de 10 gols. Vale ressaltar, no entanto, que a carreira de CR7 começou um pouco antes, ou seja, o português tem uma vantagem de duas temporadas a mais que o argentino. Cristiano Ronaldo também leva vantagem quando o assunto é hat-tricks, tendo feito 52 hat-tricks para os times em que jogou, enquanto Messi soma 48.

Já em termos de assistências por clube, os resultados de Messi são superiores aos de CR7 por uma diferença significativa: enquanto o argentino ajudou seus colegas de equipe a marcarem 301 vezes, o português ajudou apenas em 203 vezes. Além disso, a média de gols por jogo de Messi é um pouco mais alta que a de CR7: 0,83 contra 0,74. 
 

Jogador Gols Assistências Participações Gols por jogo Hat tricks
Messi 702 301 846 0,83 48
CR7 712 203 961 0,74 52

Resultados por Champions League

Considerado um dos maiores campeonatos de futebol no mundo, os resultados de Cristiano Ronaldo superam os de Messi em praticamente todos os aspectos. O português marcou 11 gols e uma assistência a mais que o argentino, além de somar 20 participações a mais que seu rival. 

Em se tratando de hat-tricks, os dois jogadores empatam com oito cada. No entanto, em termos de gols por jogo, a média de Messi é um pouco superior que a de CR7: 0,79 contra 0,77. Com Cristiano Ronaldo fora da Europa e jogando agora pelo árabe-saudita Al-Nassr, Messi ainda tem chance de melhorar seus resultados e alcançar os do português.

Jogador Gols Assistências Participações Gols por jogo Hat tricks
Messi 129 40 163 0,79 8
CR7 140 41 183 0,77 8

Resultados por Copa do Mundo

Se os resultados de CR7 na Champions League são superiores aos de Messi, o argentino leva vantagem quando o assunto é Copa do Mundo, ficando atrás do português apenas em termos de hat-tricks.

Enquanto Messi soma 13 gols e oito assistências em 26 participações no maior campeonato do mundo, com uma média de 0,50 gols por jogo, seu rival Cristiano Ronaldo soma oito gols e duas assistências em 22 participações, com uma média de 0,36 gols por jogo. 

Até o ano passado, no entanto, nenhum dos dois jogadores tinha ganhado o campeonato, porém Messi mudou a situação, levando seu país à vitória no ano passado, com sete gols e três assistências.

Jogador Gols Assistências Participações Gols por jogo Hat tricks
Messi 13 8 26 0,50 0
CR7 8 2 22 0,36 1

Resultados internacionais

Avaliando os resultados dos jogadores em um nível internacional, isto é, aqueles conquistados pelas respectivas seleções, CR7 leva vantagem sobre Messi, perdendo apenas em termos de assistências. Assim, pela primeira vez nessa análise, o português tem uma média de gols por jogo superior que a de Messi.

Novamente, deve-se considerar que Cristiano Ronaldo começou sua carreira no futebol um pouco antes que Messi, sendo um também um fator que possibilita os resultados elevados.

Jogador Gols Assistências Participações Gols por jogo Hat tricks
Messi 102 34 174 0,59 9
CR7 122 33 198 0,62 10

Prêmios individuais

Além da rivalidade quanto aos resultados conquistados por seus clubes e países ao longo dos anos, Messi e Cristiano Ronaldo competem também em termos de prêmios individuais conquistados em suas carreiras. 

Enquanto Messi venceu mais vezes o Ballon d’Or e a Chuteira de Ouro UEFA, CR7 lidera em termos de Melhor Jogador do The Best FIFA e Jogador do Ano UEFA. Os dois venceram 14 vezes o FIFPro World XI, mas Messi leva a melhor sobre o português em uma importante premiação: o argentino ganhou duas vezes a Bola de Ouro da Copa do Mundo, enquanto Cristiano Ronaldo não conquistou o prêmio na sua carreira.

Jogador Ballon d'Or The Best FIFA Melhor Jogador FIFPRO World XI Chuteira de Ouro UEFA Bola de Ouro (Copa do Mundo) Jogador do Ano (UEFA)
Messi 7 1 14 6 2 3
CR7 5 2 14 4 0 4

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.