28/03/2023 às 12h17min - Atualizada em 29/03/2023 às 00h03min

A Casa de Bambas abre inscrições para suas Oficinas de Instrumentos Reciclados

Aulas fazem parte do projeto Reciclasom, que busca transformar lixo em arte

SALA DA NOTÍCIA Deborah Goi
Bradart Comunicação
Divulgação
Um projeto de impacto retorna ao Rio de Janeiro, para capacitar jovens em vulnerabilidade social, a produzir seus próprios instrumentos musicais com material reciclado. É o Reciclasom, um curso que transforma lixo em arte, através de aulas que ensinam jovens a criar instrumentos musicais.

Podem se inscrever jovens a partir de 12 anos, na secretaria da A Casa de Bambas, telefone: 21 98030-1579.
A iniciativa é do capoeirista Mestre Jagunço, que há anos tem realizado ações sustentáveis, por diversas regiões, como: de Cordovil, das comunidades Cinco Bocas, Pica Pau, Parada de Lucas e Cidade Alta. Apaixonado por cultura e música, já capacitou dezenas de pessoas com suas aulas. Nas oficinas, todo reaproveitamento de material, passa a ter um novo uso. E, ainda ensina os jovens e adultos da comunidade, a repensar sobre a produção de lixo, fazendo com que insiram em suas rotinas uma mentalidade mais sustentável, auxiliando em suas escolhas e cuidado com o Meio Ambiente.

Jagunço, revela acreditar que a comunidade é uma potência, e por isso, busca, mesmo sem recursos, dar apoio aos moradores de seu entorno, que precisam de oportunidades. E, para ele, ensinar sobre arte e sustentabilidade, tem um valor muito grande.

“Com as oficinas, conseguimos transformar a mentalidade de muitos, que passam a ver o artesanato como oportunidade de renda, e ainda conquistam um novo Hobbie, com as atividades musicais. Os instrumentos musicais ficam lindos, e são produzidos com amor, por nossas próprias mãos”, conta.

Dentre os instrumentos que são aprendidos, estão, tambor, atabaque, pandeiro, berimbau e outros mais. As oficinas aceitam doações de garrafas pet, madeira, chapa de raio-x, cano de pvc, tampinhas de garrafas, sem uso, e buscam mobilizar a comunidade a separar o lixo, de forma consciente, para o seu descarte correto.
 
Serviço:
Oficinas de Instrumentos com material reciclado
Local: A Casa de Bambas
Inscrições: Secretaria
Horário de funcionamento: das 9h às 17h.
Conheça mais: https://www.acasadebambas.org/
Instagram: @acasadebambas
A Casa de Bambas fica na Estr. do Porto Velho, 199 - Cordovil, Rio de Janeiro- 21012-140
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.