28/03/2023 às 17h43min - Atualizada em 29/03/2023 às 00h01min

Mommy Makeover: conjunto de cirurgias pós-parto para recuperar a autoestima das mamães

Cirurgiã plástica evidencia principais procedimentos realizados, seus benefícios, indicações e cuidados com o pós-operatório

SALA DA NOTÍCIA Guto Baptista
Divulgação

As mudanças que acontecem no corpo durante a gestação e após o nascimento são significativas. Alterações nas mamas, estrias, flacidez e acúmulo de gorduras em várias partes do corpo são algumas delas. E, muitas vezes, essas mudanças são difíceis de serem corrigidas apenas com dieta e exercícios físicos.

O Mommy Makeover, termo pouco usado no Brasil, trata-se de uma cirurgia plástica indicada para mulheres após a gestação. Nesta prática, é realizada uma combinação de procedimentos, sendo que as correções mais comuns ocorrem nas mamas, abdômen, coxas, quadris e cintura.

A cirurgiã plástica Dra. Chreichi L. Oliveira evidencia os procedimentos que podem ser realizados no Mommy Makeover:

  • Mamoplastia redutora: remoção do excesso de gordura, de tecido glandular e de pele da região das mamas, com elevação e modelagem dos seios;
  • Mastopexia: visa elevar ou reposicionar os seios até sua posição original;
  • Abdominoplastia: o procedimento reduz o excesso de pele, gordura e flacidez da região abdominal;
  • Lipoaspiração: consiste na eliminação da gordura localizada;
  • Lipoescultura: procedimento que define a silhueta corporal;
  • Rejuvenescimento vaginal: procedimentos que visam melhorar a condição da região vaginal, por exemplo, (Labioplastia - redução do tamanho dos pequenos lábios).

“O ideal, para uma avaliação correta do cirurgião plástico e para evitar qualquer risco para a paciente, é que esse tipo de cirurgia seja realizada, no mínimo, seis meses após o parto e dois meses após parar de amamentar, contudo, esse período pode variar de acordo com a saúde e recuperação da paciente”, afirma Dra. Chreichi.

Quando devo considerar esse procedimento?

  • Se você apresenta acúmulo de gordura no abdome, quadris, tronco, braços ou coxas, relacionados às variações de peso da gestação;
  • Se a amamentação ou período de gestação, causaram uma mudança negativa no formato das suas mamas;
  • Se você está insatisfeita com o excesso de pele abdominal, estrias e aspecto do umbigo.

“O Mommy Makeover é uma cirurgia pensada para mulheres que visa reverter, ao máximo possível, as transformações que o corpo sofre durante a gestação, auxiliado no resgate da autoestima e satisfação com a própria imagem”, explica a especialista.

Cuidados no pós-operatório:

  • Fazer drenagem linfática;
  • Utilizar a cinta pós-cirúrgica (durante dois meses);
  • Evitar pegar peso (durante três a quatro semanas);
  • Não dirigir (durante três a quadro semanas);
  • Após dois meses pode retornar a academia – após três meses para musculação;
  • Entre quatro a seis meses após o procedimento pode voltar a tomar sol.

Vale ressaltar que, o primeiro passo para o Mommy Makeover é a consulta com um cirurgião plástico, após a análise do especialista, haverá as indicações necessárias dos procedimentos a serem feitos.

Sobre a Dra. Chreichi  L. Oliveira

Referência em Cirurgia Plástica e Estética, Dra. Chreichi L. Oliveira atua na área há mais de 13 anos. Com ampla experiência, a especialista é formada em Medicina pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e possui o título de especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e pela Associação Médica Brasileira.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.