22/03/2023 às 11h57min - Atualizada em 23/03/2023 às 00h02min

Em abril, apresentações da Cia. BuZum! em São Paulo abordarão a temática indígena

Além de seguir por diferentes cidades de oito estados do Brasil ao longo do ano, a cia. mantém uma agenda fixa na capital paulista sempre aos domingos, até junho

SALA DA NOTÍCIA LILIANA DE LIBERATO E BATISTA
www.buzum.com.br
Divulgação
De março a junho, o BuZum! segue com apresentações de alguns dos seus principais espetáculos sempre aos domingos, às 11h, no Galpão dos Bonecos, localizado na Vila Romana, zona Oeste de São Paulo. No local, as crianças, além de assistirem aos espetáculos com temáticas educativas e alusivas a datas comemorativas, são convidadas a participar de oficinas de bonecos nas quais aprendem a fazê-los e depois podem levá-los para casa. No último domingo de março, o tema do espetáculo fará referência ao Dia Mundial da Água. Já em abril a temática do novo espetáculo celebrará o Dia do Indígena.

Como explica Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum!, a cia. sempre se apresenta na capital paulista, porém, com agendas pontuais. Percebendo o interesse do público e atendendo a pedidos, para 2023 se organizou a fim de estar ainda mais próxima desta plateia cativa que consome tudo o que o BuZum! promove na capital paulista. “Nós temos um público muito especial em São Paulo e agora com o Galpão dos Bonecos podemos estar ainda mais próximos dele”, revela Mari.

Em março, em comemoração ao Dia Mundial da Água, a peça em cartaz é “O Grande Perigo”, que aborda a importância da preservação dos mares e oceanos. A última apresentação com este tema acontece no próximo domingo, dia 26, às 11h. Já em abril, em referência ao Dia do Indígena, o espetáculo em cartaz será “Curumim Mani”. Em maio, devido ao Dia das Mães, “Filhotes do Brasil” e em junho “Caipira”, mês da festa junina. Agenda completa abaixo.

O BuZum! também está circulando o Brasil com seus outros ônibus-teatro. Estão previstas 128 apresentações em 50 municípios, de oito estados (São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro). Nestas localidades, o público confere espetáculos que já fazem parte do repertório da cia., cujas temáticas reforçam a importância da preservação do meio ambiente e da cultura popular brasileira, principalmente. Para este ano também estão previstas duas estreias, em datas e locais ainda a ser definidos. Neles, as temáticas serão sobre reciclagem, com estreia em abril, e diversidade, previsto para o segundo semestre.

Espetáculo “Curumim”
O espetáculo “Curumim” é uma homenagem à cultura indígena, aos costumes desse povo e a relação que mantém com a fauna e flora brasileira. Segundo as crenças, tanto as plantas quanto os animais possuem os seus protetores que inspiram a todos, e os índios sabem muito bem disso.
“Nós escolhemos contar uma das inúmeras histórias indígenas, a ‘Origem da Mandioca’, essa raiz tão brasileira, tão presente na nossa culinária, e cultivada pela primeira vez pelos povos indígenas, porque é algo inerente a nossa cultura popular”, explica a Diretora de Produção do BuZum!
A história conta que há muitos anos existia uma aldeia dentro de uma floresta onde todos viviam em perfeita harmonia. Um belo dia nasceu Mani, uma menina bem branquinha, muito diferente de todos os curumins da aldeia. Algum tempo depois, a aldeia passou por um momento de escassez de comida e todos passaram fome. Os peixes sumiram e as árvores pararam de dar frutos. E de repente, sem que houvesse alguma explicação, Mani deixou de viver. Posteriormente, de dentro da oca onde morava, nasceu uma planta muito diferente, que tinha uma raiz branquinha por dentro, como Mani. Deram então o nome de MANI OCA, MANDIOCA, essa raiz tão poderosa, que foi capaz de saciar a fome de todos da aldeia.
Serviço:
Agenda fixa do BuZum! no Galpão dos Bonecos (todos os domingos de março até junho de 2023)

Local: Galpão dos Bonecos das cias. Pia Fraus e BuZum!
Endereço: Rua Coriolano, 622, na Vila Romana, São Paulo.

Abril
Dias 2, 9, 16, 23 e 30
Espetáculo Curumim Mani às 11h
Oficina de construção de bonecos para as crianças às 11h30

Maio
Dias 7, 14, 21 e 28
Espetáculo Filhotes do Brasil às 11h
Oficina de construção de bonecos para as crianças às 11h30

Junho
Dias 4, 11, 18 e 25
Espetáculo Caipira às 11h
Oficina de construção de bonecos para as crianças às 11h30

Valor do ingresso: R$ 30,00

Link do Sympla para a compra de ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-o-grande-perigo-no-galpao-dos-bonecos/1891074 

Para informações acesse o perfil no Instagram: @galpaodosbonecos

Sobre o BuZum!

Em setembro de 2023, a cia de teatro BuZum! completará 13 anos de experiências, com motivos de sobra para comemorar: são cerca de 440 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br ou pelo perfil no Instagram @ProjetoBuZum.

A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalfluminense.com.br/.