Um caminhão com 14 pneus, sem as mínimas condições de conservação, foi flagrado em uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na cidade de Guaíra (PR), nesta terça-feira (13). O veículo, que carregava 32 toneladas de gesso, colocava em risco a segurança viária.
Segundo a PRF, o mesmo caminhão foi flagrado em uma fiscalização realizada na última terça-feira (12). Na operação, o veículo havia sido retido ao pátio por não atender às regras de segurança.
O caminhão estava com os mesmos 14 pneus, e após a fiscalização, o condutor os trocou, colocando novos, para que assim pudesse retirar o veículo do pátio. Após isso, ele retornou com os pneus antigos, para que tentasse cruzar a fronteira novamente e realizar a troca dos pneus outra vez. Mesmo assim, o veículo foi recolhido.
A prática é comum em regiões fronteiriças, em que caminhoneiros tentam ingressar no país vizinho para realizar a troca dos pneus, ou importar esse item ilegalmente para ser comercializado no Brasil.
Essa atitude é configurada como crime de contrabando, além de atentar contra a indústria nacional, concorrendo ilegalmente. Ainda, esses pneus não possuem a certificação do Inmetro e podem trazer riscos.