Dados do Observatório de Turismo de Minas Gerais –órgão vinculado ao governo estadual– revelam que o turismo religioso movimenta cerca de R$ 5 bilhões por ano em todo o estado.
De acordo com o departamento, 36% dos viajantes que chegam ao estado mineiro têm como foco principal conhecer locais e festas de riqueza histórico-cultural, incluindo bens e eventos religiosos.
Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais se mantém na liderança do crescimento do turismo, superando em 15 vezes a média nacional em fevereiro deste ano.
Em 2024, a segunda edição do programa Minas Santa, um dos propulsores do turismo da fé no estado, gerou uma movimentação turística de 500 mil pessoas no período da Semana Santa. As 660 ações tiveram a participação de cerca de 600 municípios, posicionando Minas Gerais como o principal destino turístico do país no feriado.
Atualmente são 11 rotas da fé cadastradas no estado: Rota da Peregrinação, Caminho Religioso da Estrada Real, Caminho da Luz, Caminho da Fé, Caminho de Nhá Chica, Caminhos de Padre Victor, Caminhos de Padre Libério, Santuário da Mãe Rainha, Rota Nos Passos de Dom Viçoso, Caminho das Capelas e Caminhos Franciscanos.
O Ore Comigo Music Festival, considerado o maior festival de música e oração da América Latina, desponta como um dos principais eventos no estado, capaz de movimentar a economia da criatividade e do entretenimento e a ocupação hoteleira em Belo Horizonte.
A segunda edição do evento de fé e canção está programada para acontecer no dia 22 de junho no estádio do Mineirão.
Em 2023, o festival gerou cerca de 1.000 postos de trabalhos diretos, arrecadou mais de 16 toneladas de alimentos não-perecíveis para doação e reuniu aproximadamente 60 mil pessoas. A expectativa é que o número seja superado neste ano. Em mais de 12 horas de programação com os principais nomes da cena gospel brasileira.