Menos tempo na frente da TV pode promover envelhecimento saudável, diz estudo

6 leitura mínima
Menos tempo na frente da TV pode promover envelhecimento saudável, diz estudo

Trocar o tempo em frente à TV por atividade física pode não parecer a troca mais divertida, mas está associada a chances significativamente melhores de envelhecimento saudável, de acordo com um novo estudo.

“Nossa mensagem principal é que substituir o tempo de TV por atividade física leve, atividade física moderada a vigorosa e sono (para participantes com sono inadequado) é benéfico para um envelhecimento saudável”, diz o autor sênior do estudo, Molin Wang, professor associado de medicina no departamento de epidemiologia da Escola de Saúde Pública T.H. Chan de Harvard.

Os resultados não são surpreendentes, pois muitos estudos mostram que comportamentos sedentários têm impactos significativos na saúde, afirma Andrew Freeman, diretor de prevenção cardiovascular e bem-estar no National Jewish Health em Denver (EUA). Freeman não participou deste estudo.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados do Nurses’ Health Study de mais de 45 mil pessoas com 50 anos ou mais em 1992 que também estavam livres de doenças crônicas, segundo o estudo publicado na terça-feira (11) na revista JAMA Network Open.

Os pesquisadores acompanharam por 20 anos as informações sobre o tempo que as pessoas passavam sentadas no trabalho, em casa e assistindo televisão, e suas horas em pé ou caminhando em casa e no trabalho. Esses dados foram analisados juntamente com dados sobre seu envelhecimento.

O envelhecimento saudável foi definido como viver pelo menos até os 70 anos e manter pelo menos quatro domínios saudáveis — como não ter doenças crônicas graves e não ter comprometimento na memória subjetiva, saúde física e saúde mental, disse o estudo.

Cada duas horas adicionais assistindo TV foram associadas a uma redução de 12% nas chances de envelhecer de maneira saudável, mostrou o estudo. Por outro lado, adicionar duas horas de atividade física leve no trabalho aumentou em 6% as chances de envelhecimento saudável.

Substituir uma hora assistindo TV por atividade física leve em casa ou no trabalho foi associado a melhores chances de envelhecimento saudável, mostrou o estudo.

“Ficar vegetando em frente à televisão sempre parece estar associado a piores resultados”, afirma Freeman. “Claro, faz sentido fisiológico que os seres humanos nunca foram feitos para ficar sentados na frente de uma tela o dia todo.”

“Quanto mais sentamos, mais problemas enfrentamos, especialmente à medida que envelhecemos”, acrescentou.

Por que ficar sentado é tão ruim?

Um estudo de 2017 mostrou uma relação entre o tempo passado sentado e a morte precoce por qualquer causa. E o tempo sedentário na infância pode aumentar o risco de doenças cardíacas mais tarde na vida, de acordo com uma pesquisa de 2023.

O problema é particularmente grave quando se consome uma grande quantidade de sal, algo típico na dieta americana, sem obter movimento suficiente para circular os fluidos, acrescentou.

Esses hábitos frequentemente não saudáveis andam juntos.

“Quando as pessoas sentam na frente da TV, geralmente isso traz outras atividades comorbidas, como comer junk food, jantares prontos, falhar em se conectar com outras pessoas, e até pode interromper o sono”, diz Freeman.

O tempo sentado em uma mesa ou no sofá da sala também tira oportunidades de se levantar e ser ativo.

“Você perde toda aquela atividade física, que é uma maneira incrível de reduzir o risco cardiovascular e a pressão arterial”, disse Freeman.

Como eliminar o comportamento sedentário

Se você trabalha oito, dez ou até doze horas por dia em um escritório, pode parecer difícil incluir mais movimento no seu dia.

“Minha sugestão muito forte é considerar obter uma mesa de pé no trabalho, se possível, ou até mesmo uma mesa de esteira, se puder e tiver espaço”, disse Freeman.

Se isso não for possível, coisas como levantar-se frequentemente ou ter reuniões caminhando podem ajudar, ele disse.

“Se você está sentado por mais de 30 minutos de uma vez, na minha opinião, isso é provavelmente muito tempo, e você realmente deve tentar se mover um pouco”, acrescentou Freeman.

No entanto, você não precisa banir o ato de sentar ou assistir TV.

Talvez tente combinar a TV com comportamentos saudáveis, como assistir enquanto se movimenta ou comer um lanche nutritivo, ele disse. Ou melhor ainda, estabeleça limites para si mesmo.

“Existem todas essas ótimas ferramentas e aplicativos disponíveis… e muitas pessoas os veem como ferramentas para crianças, mas a verdade é que são tão bons quanto para adultos”, disse Freeman. “Eles permitem que você acompanhe quanto tempo de tela você tem e quanto de atividade você faz, tudo no mesmo dispositivo, o que é bem legal.”

Cresce número de brasileiros com uso prolongado de telas como lazer

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

inglês

versão original