O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca nesta sexta-feira (9) em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, para participar de um evento da Marinha.
Em quase 20 meses de mandato, essa é a primeira viagem de Lula ao estado, governado por Jorginho Mello — aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O governador não vai participar do ato. Segundo a Agência de Notícias do governo estadual, ele estará em uma reunião no Espírito Santo. Jorginho é o único governador que não apareceu ao lado do presidente Lula em eventos públicos. Nem com seus auxiliares.
Recentemente, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), foi ao estado inaugurar um viaduto na BR-470 sobre a BR-101. O governador não compareceu ao evento.
Tamandaré
Em Santa Catarina, Lula vai participar da inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis e do lançamento ao mar da fragata Tamandaré. É o primeiro de quatro navios dessa categoria que serão incorporados pela Marinha.
O lançamento ainda não representa a entrega definitiva do navio-escolta, que precisa ser equipado com canhões, mísseis, torpedos e metralhadoras, e deve ocorrer até 2025.
As demais embarcações estão previstas para entrega gradual nos próximos anos: a Jerônimo Albuquerque em 2026, a Cunha Moreira em 2027 e a Mariz e Barros em 2028.
Cada navio pesa em torno de 3,3 mil toneladas. Tem 107 metros de comprimento, 16 de largura e autonomia para percorrer 9,2 mil quilômetros. A tripulação pode ser composta por até 130 militares.
Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar