Lula se reúne com Nunes e Tarcísio para assinar contratos de infraestrutura em SP

3 leitura mínima
Lula se reúne com Nunes e Tarcísio para assinar contratos de infraestrutura em SP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina nesta sexta-feira (29) contratos de financiamento do BNDES para infraestrutura e mobilidade urbana de São Paulo.

A assinatura se dará em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e do governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Os políticos chegaram ao Planalto por volta das 10h desta manhã.

Essa é a primeira vez que Lula se encontrará com Nunes após a reeleição do prefeito. Durante as eleições municipais deste ano, o presidente apoiou publicamente e participou da campanha de Guilherme Boulos (PSOL), o adversário de Nunes no segundo turno do pleito paulista.

Este também será o primeiro encontro entre Tarcísio e Lula desde o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito que apura um suposto plano de golpe de Estado. O governador é ex-ministro de Bolsonaro e defendeu o ex-presidente no X (ex-Twitter), dizendo que houve respeito ao resultado da eleição de 2022 e à democracia.

Há uma narrativa disseminada contra o presidente Jair Bolsonaro e que carece de provas. É preciso ser muito responsável sobre acusações graves como essa. O presidente respeitou o resultado da eleição e a posse aconteceu em plena normalidade e respeito à democracia. Que a…

— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) November 21, 2024

Além de Nunes e Tarcísio, participam do evento o ministro das Cidades, Jader Filho; o ministro da Casa Civil Rui Costa; e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

O BNDES aprovou R$ 1,3 bilhão em investimentos para obras do trecho Norte do Rodoanel, em São Paulo. Este é o trecho que falta ser entregue para finalizar o anel viário que circunda a Grande São Paulo.

As obras têm como objetivo principal melhorar a distribuição do tráfego de passagem de caminhões e o fluxo das marginais, diminuindo o tempo em congestionamentos e a emissão de poluentes.

De acordo com o BNDES, o projeto deve resultar em uma redução de cerca de 30 mil caminhões e 54 mil automóveis na Marginal Tietê por dia. Deve promover ainda uma diminuição no tempo de deslocamento entre as rodovias Dutra e Fernão Dias em 21 minutos, Dutra e Bandeirantes em 26 minutos e Dutra e Castello Branco em 27 minutos.