Leilão do arroz: Conselho da Conab vai encaminhar pedido de demissão de diretor, diz ministro

2 leitura mínima
Leilão do arroz: Conselho da Conab vai encaminhar pedido de demissão de diretor, diz ministro

O ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira disse, nesta terça-feira (25), que já encaminhou o pedido de demissão do diretor de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thiago José dos Santos.

“Isso já está resolvido. O governo já resolveu isso, o próprio conselho hoje vai encaminhar [a demissão]”, disse.

No último sábado (22), Teixeira antecipou a decisão à CNN e disse que ela foi tomada em conjunto com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. O pedido de demissão, apesar de definido pelos ministros, precisa ser referendado pelo conselho de administração da companhia.

Thiago foi assessor do ex-deputado federal Neri Geller, demitido da Secretaria de Política Agricultura do Ministério da Agricultura após a polêmica envolvendo irregularidades no leilão do arroz, que acabou sendo anulado pelo governo federal. Ele seria o responsável pelas licitações do leilão.

As demissões ocorrem após a revelação de que o ex-assessor e sócio de Geller Robson França atuou como corretor no leilão posteriormente anulado. França e Thiago trabalhavam juntos no gabinete de Geller.

Procurado pela CNN para comentar o assunto, Santos se limitou a dizer que não foi informado sobre a decisão do ministro.

O diretor também afirmou que já foram realizados mais de 400 leilões sob as mesmas regras, e que o leilão do arroz foi o 47º deste ano.