A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, aceitou oficialmente a nomeação do Partido Democrata para liderar a chapa democrata na disputa presidencial de 2024.
A declaração de Kamala foi feita nesta terça-feira (6), no seu primeiro comício com sua escolha para companheiro de chapa, o governador de Minnesota, Tim Walz.
Kamala já havia conseguido o número suficiente de delegados — figura do sistema eleitoral dos EUA — para oficializar a candidatura para disputar as eleições presidenciais deste ano, pelo Partido Democrata.
Segundo as regras do partido, Kamala poderia nomear seu companheiro de chapa sem uma votação separada.
“Estou diante de vocês hoje para anunciar com orgulho que agora sou, oficialmente, a candidata democrata à presidência dos Estados Unidos”, disse Kamala no comício.
“E então, agora temos algum trabalho a fazer. Precisamos avançar para as eleições gerais e vencê-las”, ela acrescentou.
O evento aconteceu na Pensilvânia, estado decisivo para a disputa de novembro, e dará início a uma série de comícios que a dupla fará pelo país, nos próximos dias.
Nova parceria
A campanha de Kamala diz que arrecadou mais de R$ 113 milhões desde anúncio da escolha para vice-presidente de Kamala, na disputa à Casa Branca, na manhã desta terça-feira (6)
A porta-voz da campanha de Kamala, Lauren Hitt, elogiou o marco como “um dos melhores dias de arrecadação de fundos da campanha neste ciclo”.
Ao lado de Tim Walz, Kamala teceu elogios ao governador de Minnesota, durante o comício na Filadélfia
“Desde o dia que anunciei a minha candidatura, eu comecei a procurar um parceiro que vai me ajudar a criar esse futuro melhor. Um líder que irá nos ajudar a unir a nação e seguir em frente. Um lutador pela classe média”, disse Kamala ao descrever os motivos pela escolha de Walz como vice.
Os elogios foram recíprocos. Walz agradeceu a vice-presidente pela “confiança que você colocou em mim” bem como por “trazer de volta a alegria.”
Com informações da CNN.