O presidente dos EUA, Joe Biden, parabenizou a presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum, pela conquista da liderança do país, divulgada pelas autoridades eleitorais mexicanas nesta segunda-feira (3).
“Estou ansioso por trabalhar em estreita colaboração com a Presidente eleita Sheinbaum, no espírito de parceria e amizade que reflete os laços duradouros entre os nossos dois países. Expressei o nosso compromisso de promover os valores e interesses de ambas as nossas nações em benefício dos nossos povos. Felicito também o povo mexicano pela condução de um processo eleitoral democrático bem-sucedido em todo o país, envolvendo disputas por mais de 20 mil cargos nos níveis local, estadual e federal”, afirmou, em comunicado, a Casa Branca.
O México é o principal parceiro comercial dos Estados Unidos. Só em 2023, segundo o Departamento de Comércio dos EUA, as exportações mexicanas para o país vizinho somaram US$ 475,6 bilhões, ultrapassando o volume observado com a China, até então o maior fornecedor de produtos e insumos aos americanos.
Também nesta segunda-feira (3), uma série de chefes de estado parabenizaram Sheinbaum pela conquista.
O presidente cubano, Miguel Diaz-Canel, disse em postagem no X: “Desejamos a ela sucesso em sua gestão, a primeira para uma mulher nesse cargo”.
A presidente hondurenha, Xiomara Castro, estendeu seus “sinceros parabéns” a Sheinbaum, “como a primeira mulher presidente de Honduras” no X. Castro disse que conversou com Sheinbaum após sua vitória e concordou “em trabalhar juntos pela unidade da América Latina e do Caribe”.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, classificou sua vitória como uma “grande vitória para a Grande Pátria. Abraço vocês! Viva o México!”.
O presidente boliviano, Luis Arce, parabenizou-a pelo X e acrescentou que “saudamos todo o povo mexicano por sua vocação democrática e ampla participação no processo eleitoral”.
O presidente colombiano, Gustavo Petro, descreveu a nomeação de Sheinbaum como “um triunfo para o povo mexicano e para a sua democracia”.
A presidência da Costa Rica referiu-se aos dois países como “países irmãos” e felicitou Sheinbaum pela sua nomeação.
(Com informações de Abel Alvarado)