A primeira-dama Janja foi a escolhida pelo governo federal para representar o país na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, que se iniciam nessa sexta-feira (26), em Paris.
Essa não é a primeira vez que uma primeira-dama representa o seu país em eventos olímpicos.
Em 2012, em vez de Barack Obama, então presidente dos Estados Unidos, a representante do país na abertura dos Jogos de Londres foi a primeira-dama Michelle Obama.
A atual primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, estará em Paris também representando seu país nesta sexta-feira (26). O mesmo aconteceu em 2021, quando Jill compareceu aos Jogos de Tóquio.
Por que Janja foi enviada?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que não poderia comparecer ao evento por “ter muita coisa para fazer”. “Eu vou compensar mandando a Janja e eu vou ver a Olimpíada pelos olhos dela lá em Paris”, afirmou Lula em declaração no Palácio do Planalto no último dia 11.
Segundo nota divulgada pelo Planalto, Lula conversou com o presidente francês, Emmanuel Macron, por telefone na última segunda-feira (22). De acordo com o comunicado, na ligação, Macron disse estar honrado com a presença e que Janja será recebida com toda a atenção por Brigitte Macron, primeira-dama da França.
Agendas em Paris
A primeira-dama do Brasil desembarcou na França nesta quinta-feira (25) e foi recebida pela prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo. Mais tarde, participou de um jantar oferecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
Nos próximos dias deve ter agenda com o presidente francês Emmanuel Macron e com Briggite Macron. Participará também da cerimônia de abertura das Olimpíadas.
O Comitê Olímpico Internacional concedeu o documento de credencial do evento para Janja em caráter excepcional, após um problema com o prazo de solicitação do documento.
*Com informações de Estadão Conteúdo