O governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, anunciou uma ordem executiva para uma investigação estadual sobre a aparente tentativa de assassinato contra o ex-presidente e candidato do Partido Republicano à Presidência, Donald Trump, em seu próprio campo de golfe em West Palm Beach, no domingo (15).
“Temos um forte interesse, no estado da Flórida, em levar este suspeito à Justiça em toda a extensão da lei”, disse DeSantis em entrevista coletiva nesta terça-feira (17).
DeSantis afirmou que o gabinete do Ministério Público Estadual lideraria a investigação, uma vez que parece haver possíveis violações da lei em vários condados, e acrescentou que o estado poderá apresentar acusações mais fortes contra o suspeito Ryan Wesley Routh do que os promotores federais.
“O estado da Flórida tem jurisdição sobre o crime mais sério e direto, que é a tentativa de homicídio”, DeSantis comentou.
O governador abordou o cenário político durante a entrevista coletiva, dizendo que tem dúvidas sobre a capacidade da aplicação da lei federal ao investigar a ameaça contra Trump.
“Na minha opinião, não é do interesse do nosso estado ou da nossa nação ter as mesmas agências federais que procuram processar Donald Trump liderando esta investigação”, argumentou.
A investigação estatal será supervisionada pela procuradora-geral da Florida, Ashley Moody, que também sugeriu que as críticas a Trump estão contribuindo para as ameaças contra ele.
Ron DeSantis pontuou que a investigação não se concentrará apenas em prosseguir com as acusações contra Routh, mas também em responder mais perguntas sobre o caso.
“Esse cara tinha uma ficha de alertas. Eu sei que ele foi analisado pelas autoridades federais”, DeSantis destacou. “Como ele foi parar em West Palm Beach, naqueles arbustos?”, questionou.
O republicano, que exerce o poder executivo diferente de qualquer um dos seus antecessores, aproveitou os recursos estatais para levar a Flórida para o debate nacional, muitas vezes desafiando o governo federal ou outros alvos conservadores.
É uma forma que DeSantis utilizou de maximizar a sua exposição, promovendo suas ambições políticas.
Steve Contorno, da CNN, contribuiu com esta matéria.
Eleições nos EUA: O que é voto facultativo e por que ele é adotado