Testemunhas do acidente do avião da Voepass, antiga Passaredo, que caiu da tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo, relataram à CNN o que viram momentos antes e depois do acidente aéreo.
As pessoas entrevistadas contaram que foram momentos apavorantes.
Nathalie Cicari mora ao lado do local onde o avião caiu, em um condomínio residencial em Vinhedo.
O Corpo de Bombeiros de São Paulo informou à CNN que o acidente aconteceu no Condomínio Recanto Florido que fica na Rua Edueta, 2500.
A Defesa Civil de São Paulo confirmou que algumas casas na região foram atingidas depois que a aeronave explodiu.
Nathalie falou à CNN que o avião caiu “exatamente no quintal e na região da casa em um terreno vizinho” ao dela.
Ela estava almoçando quando ouviu um barulho muito forte próximo: “Pensei que fosse um drone”, explicou.
“Foi o tempo de sair do meu almoço, dar uma olhada na varanda, olhei para o céu e eu vi aquilo né, o avião rodopiando“, disse.
Nathalie conta que se abaixou no chão “igual nos filmes” e começou a rezar. Ao levantar percebeu que não havia sido atingida: “eu sabia que estava muito perto, só vi que não dava tempo de correr e quando eu percebi que passou eu fui na varanda de novo e eu vi aquela fumaça preta gigantesca subindo”, relatou.
A testemunha local disse que a sua casa começou a ser invadida pela fumaça e ela então pegou seus gatos e sua cachorra e deixou o local.
“O corpo de bombeiros, o resgate, me mandaram sair da minha casa e eu sai. Deixei os meus gatos em outro lugar e agora eu estou na rua e está cheio de polícia, resgate, ambulância, está todo mundo apavorado”, acrescentou.
“Foi apavorante!”, Nathalie relatou em ligação de vídeo com a CNN, em uma rua de Vinhedo.
A moradora próxima de onde o avião caiu contou que a estrada para o condomínio estava fechada e haviam muitas pessoas na rua, viaturas e equipes de resgates para prestar apoio ao ocorrido.
O coronel Cassio Araújo de Freitas, comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, confirmou, nesta sexta-feira (9), que a queda do avião aconteceu em terreno vazio.
Cerca de 7 equipes da corporação estão atuando no local da queda do avião, na tarde desta sexta-feira (9).
Lucas Eduardo Pacheco, outra testemunha escutada pela CNN, trabalha em uma loja próxima ao acidente e viu a aeronave “passar em cima” do local e “bater de bico no chão”.
Lucas conta que foi um momento “bem tenso”. Ele também relatou que ouviu um barulho muito forte antes da queda.
Segundo a testemunha local, o incêndio causado pela queda do avião havia sido controlado e as pessoas estavam trabalhando nos destroços da aeronave para localizar as vítimas a bordo.
Ele ainda gravou e enviou as filmagens do ocorrido para a CNN.
Não há sobreviventes
A Prefeitura de Valinhos (SP), que participa da operação de resgate do acidente aéreo na cidade vizinha de Vinhedo, informou que ninguém sobreviveu à queda do voo 2283 da Voepass. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do estado ainda não confirmaram a informação.
O avião, prefixo PS-VPB, tinha 61 pessoas a bordo, sendo 57 passageiros e quatro tripulantes. O modelo da aeronave acidentada era um ATR 72-500, que fazia o voo 2283, de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP).
De acordo com o portal FlightRadar24,o avião saiu de Cascavel às 11h56 e caiu às 13h22. Conforme monitoramento do voo feito pelo site, a aeronave perdeu o equivalente a 5 quilômetros de altitude em menos de 2 minutos. O horário previsto para chegada em Guarulhos era 13h30.
Saiba tudo o que sabemos sobre o acidente através desta matéria.
(Mais informações em instantes).