Em vídeo, Moraes ameaça rescindir delação de Cid após ‘série de mentiras’

2 leitura mínima
Em vídeo, Moraes ameaça rescindir delação de Cid após ‘série de mentiras’
Ministro Alexandre de Moraes durante sessão da primeira Turma do STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes (Andressa Anholete/Divulgação)

Continua após publicidade

Em uma audiência com Mauro Cid no ano passado cujo vídeo foi divulgado pelo STF, o ministro Alexandre de Moraes ameaçou rescindir o acordo de delação premiada com o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro se ele não corrigisse “uma série de omissões”, “contradições” e “mentiras” em seus depoimentos.

“Eventual rescisão englobará, inclusive, a continuidade das investigações e a responsabilização do pai do investigado, de sua esposa e de sua filha maior”, alertou Moraes.

Na gravação, o ministro afirma ter convocado aquela audiência para dar a Cid a oportunidade de prestar as “informações verdadeiras” depois que o avanço da investigação sobre uma tentativa de golpe para manter Bolsonaro no poder confrontou os depoimentos dados até então pelo delator com material de celulares e computadores apreendidos pela PF.

Àquela altura, diz Moraes, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e a Polícia Federal pediam a decretação de nova prisão preventiva do ex-ajudante de ordens.

Pouco antes, na mesma audiência, o ministro do Supremo elencou os benefícios reivindicados por Cid como parte da delação premiada e suas obrigações sob o acordo. “A maior delas, das obrigações, é falar a verdade. É não se omitir, não se contradizer. Não há na colaboração premiada essa ideia de que ‘só respondo o que me perguntam.’”

Continua após a publicidade

Veja, abaixo, o vídeo na íntegra:

  • Alexandre de Moraes
  • Jair Bolsonaro
  • Mauro Cid
  • Supremo Tribunal Federal – STF

OFERTA RELÂMPAGO

Nas bancas, 1 revista custa R$ 29,90.
Aqui, você leva 4 revistas pelo preço de uma!

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.