Educação e Pesquisa para Transformar a Saúde do Brasil

8 leitura mínima
Educação e Pesquisa para Transformar a Saúde do Brasil

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS, em dezembro do ano passado, o Brasil atingiu pouco mais de 50 milhões de usuários de planos de assistência médica, o maior número desde dezembro de 2014.

São brasileiros que, por meio de planos corporativos, individuais ou familiares, buscam ter acesso a uma saúde de qualidade.

Nesse contexto, a Hapvida NotreDame Intermédica, maior operadora de saúde e odontologia da América Latina, ciente do tamanho da sua responsabilidade em oferecer os mais altos padrões de qualidade assistencial e as melhores soluções de saúde para os seus mais de 15,7 milhões de clientes em todo o Brasil, está sempre atenta à inovação e na busca constante pelas melhores práticas assistenciais e pelas melhores técnicas de tratamento.

Com essa finalidade, a operadora mantém seu Instituto Internacional de Pesquisa e Educação (IPE), que visa fomentar a educação, a pesquisa clínica e a formação de profissionais de saúde altamente qualificados. No IPE, são concebidas, realizadas e divulgadas pesquisas e ensaios clínicos voltados à descoberta de novas formas de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, além do aprimoramento de protocolos já estabelecidos na área da saúde.

Benefícios para toda a sociedade 

Por meio de pesquisas de ponta e programas educativos, o IPE vem contribuindo para o avanço do conhecimento científico, o desenvolvimento de novas formas de diagnósticos e tratamentos, e para o aprimoramento das habilidades dos profissionais da saúde em todo o país. Tudo isso, além de impactar na melhoria constante da qualidade da assistência médica prestada aos clientes da Hapvida NotreDame Intermédica, traz transformações na saúde que impactam toda a sociedade.

Foco na educação

Com o intuito de ampliar o conhecimento e a capacitação dos profissionais da saúde e contribuir para um atendimento de alta qualidade e o bem-estar dos pacientes, o IPE promove cursos e treinamentos, além de participar de diversos simpósios e congressos nacionais e internacionais. Com foco na formação médica, o instituto oferece diversos programas de especialização, fellowship com universidades nacionais e internacionais e mais de 12 programas de residência realizados nos hospitais da rede própria da Hapvida, além de diversas atividades educacionais através do seu Programa de Educação Continuada. Atualmente, o instituto conta com mais de 800 estudantes em formação.

“Com um corpo de profissionais altamente qualificado, visão educacional estruturada, melhores práticas na assistência e uma infraestrutura de ponta, nossa formação visa atender às demandas da sociedade no que se refere ao profissional de sáude, contribuindo assim para a promoção de saúde de qualidade e o bem-estar de nossos pacientes”, afirma Kenneth Almeida, diretor executivo de Educação e P&D da Hapvida NotreDame Intermédica.

Pesquisas científicas

O Instituto Internacional de Pesquisa e Educação da Hapvida NotreDame Intermédica tem como missão idealizar, realizar e divulgar pesquisas em todas as suas fases de desenvolvimento, com o objetivo de fortalecer nossas equipes acadêmicas e assistenciais em todo o Brasil. “Por meio dos ensaios clínicos, buscamos descobrir novas formas de prevenir, diagnosticar e tratar doenças, além de aprimorar os métodos já estabelecidos na área da saúde”, destaca Kenneth Almeida.

Atualmente, o IPE ocupa um espaço central como referência na realização de ensaios clínicos inovadores e no desenvolvimento de protocolos destinados à criação de novos medicamentos e tecnologias no país, com robustas parcerias nacionais e internacionais. As descobertas e resultados obtidos são divulgados através de artigos científicos, livros, apresentações em congressos e outros meios de comunicação.

“Temos como objetivo impulsionar a pesquisa científica no país e o desenvolvimento de soluções que ampliem o acesso à saúde não só para nossos clientes, mas para toda a população”, afirma o executivo.

• 

Parcerias robustas

Os avanços nas pesquisas clínicas realizadas pelo IPE são fruto de importantes parcerias com laboratórios, indústrias farmacêuticas e corpo clínico, bem como dos cursos, simpósios e produção de artigos científicos em saúde e tecnologia desenvolvidos pelos profissionais da Hapvida. Atualmente, estão em andamento 11 parcerias com importantes instituições, como A.C. Camargo, Beneficência Portuguesa, Centro de Pesquisa L2IP, entre outras.
Há, inclusive, cooperação com entidades internacionais, como a Harvard T.H.Chan School of Public Health, organização responsável pelos programas de formação de pesquisadores no campo da saúde para a Hapvida NotreDame Intermédica, e The City College of New York, instituição que atua diretamente em projetos ligados à pesquisa com inteligência artificial no campo da medicina tendo como alvo a predição do câncer de mama.

Transformando a saúde no Brasil e no mundo

Ao longo dos seus 4 anos de trajetória, o IPE já realizou diversos estudos com enfoque nas áreas de oncologia, cardiologia, infectologia, nefrologia, cuidados paliativos, endocrinologia, medicina fetal e ortopedia, e somente no ano passado publicou mais de 123 trabalhos em congressos e revistas.
O Instituto possui oito “trials” em andamento, com destaque na área de oncologia (com molécula inovadora para câncer de mama), em neurologia, pneumologia, cardiologia e endocrinologia (com molécula inovadora para tratamento da obesidade). Simultaneamente, por meio das parcerias com outros centros de pesquisa tem acesso a mais de 50 pesquisas clínicas em andamento.

Desde sua criação, a principal linha de pesquisa realizada pelo IPE foram as pesquisas oncológicas. Até o momento, 50% dos estudos realizados foram nessa área, e na sequência estão as pesquisas sobre doenças neurodegenerativas, que nesta década vêm apresentando um avanço muito significativo em novas drogas e tratamentos.

Foco num futuro promissor 

A atuação do IPE tem contribuído com todo o ecossistema da Hapvida, proporcionando melhorias constantes na qualidade da assistência e novas possibilidades de tratamentos de última geração para os clientes da operadora, além de fomentar o avanço científico na área da saúde em todo o país.

Já no campo educativo, a divulgação de materiais informativos sobre diversos temas relacionados à saúde, disponibilizados aos clientes via site, aplicativos e outros canais de comunicação da operadora, tem contribuído constantemente para uma conscientização maior sobre prevenção e promoção da saúde.

Com o olhar sempre atento ao futuro, o IPE da Hapvida NotreDame Intermédica planeja expandir ainda mais sua atuação, principalmente na formação de novas parcerias estratégicas, na adoção de tecnologias inovadoras e na realização de novos ensaios clínicos, principalmente nas áreas de oncologia, doenças neurodegenerativas e estudos populacionais com foco em prevenção. A expectativa é que essas pesquisas levem ao desenvolvimento de novos tratamentos, diagnósticos e tecnologias que beneficiarão não só os clientes da operadora, mas também pacientes de todo o mundo.

A CNN BRASIL não se responsabiliza pelo conteúdo deste publieditorial e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.