
Continua após publicidade
Nesta segunda-feira, 20, o cineasta David Lynch completaria 79 anos. Infelizmente, ele morreu na quarta-feira, cinco dias antes de seu aniversário, deixando família, amigos e uma ampla comunidade de fãs em luto. Para homenageá-lo nessa data emblemática, seus quatro filhos, Jennifer, Austin, Riley e Lula, convocaram os admiradores do cineasta para uma meditação mundial no dia de seu aniversário, ao meio-dia, horário da Califórnia — 17 horas no horário de Brasília.
Lynch era um adepto da arte da meditação transcendental e chegou a criar um instituto voltado para o ensino da prática em escolas, como aliado do aprendizado infantil. “David Lynch, nosso querido pai, era uma luz guia de criatividade, amor e paz. Na segunda-feira, 20 de janeiro, que seria seu 79º aniversário, nós convidamos a todos para se juntar a nós num grupo de meditação mundial por 10 minutos”, diz o comunicado dos filhos. “Vamos nos unir, onde quer que estejamos, para honrar seu legado e espalhar a paz e o amor ao redor do mundo. Por favor, reserve esse tempo para meditar, refletir e mandar positividade para o universo. Obrigado por fazer parte dessa celebração da vida dele.”
Quem foi David Lynch?
Visionário diretor da série Twin Peaks e de clássicos do cinema como Veludo Azul e Cidade dos Sonhos, Lynch nasceu em Missoula, no estado americano de Montana, filho de um cientista e de uma professora. Como seu pai trabalhava para o departamento de agricultura do governo dos Estados Unidos, a família se mudou muito — o que criou no cineasta o gosto por viajar. Antes de estudar na Academia de Bela Artes da Pensilvânia, viajou pela Europa, onde aprendeu mais sobre história da arte. De volta aos Estados Unidos, começou a fazer curtas-metragens. Nos anos 1970, se mudou com a primeira esposa para Los Angeles, cidade que seria amplamente retratada em sua obra.
Quatro vezes indicado ao Oscar, o cineasta teceu filmes considerados impenetráveis, com toques de suspense, fantasia e surrealismo, indo do terror ao universo profundo da psicologia. Ele assinou títulos aclamados como Coração Selvagem, O Homem Elefante e os longas citados acima, assim como também teve lá seus fracassos, caso da adaptação de Duna, de 1984. Na televisão, Lynch dirigiu o clássico Twin Peaks, nos anos 1990. A série acompanhava a investigação do FBI sobre o assassinato de uma adolescente, Laura Palmer, vivida por Sheryl Lee, em uma cidade pequena. Exibida na rede Globo em 1991, a trama se tornou febre entre os brasileiros, que assistiam com a fidelidade de uma novela aos episódios que saiam logo após o Fantástico. Assim como “quem matou Odete Roitman?”, disseminou-se a pergunta “quem matou Laura Palmer?”. Confira neste link três obras essenciais do diretor para ver em casa.
Qual foi a causa da morte de David Lynch?
O diretor sofria de um quadro grave de enfisema pulmonar, consequência de uma vida de fumante — Lynch dizia que começou a fumar aos 8 anos. Ele parou com o vício há dois anos, mas a doença já estava avançada e exigia que ele vivesse com a ajuda de um tanque de oxigênio. Pouco antes de sua morte, ele foi evacuado de Los Angeles, devido ao fogo que tomou a cidade. Afetado pela fumaça, Lynch, seria, então, uma vítima indireta dos incêndios.
- Cinema
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.