O BYD D1 é um veículo elétrico que pode ser vistos pelas ruas da capital paulista há algum tempo. No entanto, para conduzi-lo, não bastar ter poder aquisitivo: o modelo é voltado exclusivamente para os motoristas de aplicativo e não pode ser comprado, mas apenas locado.
Para dirigir esse carro é fundamental ser um motorista da 99, plataforma de transporte por app. Por meio dela, os motoristas podem alugar o BYD D1 por um valor mensal de R$ 5.500. O aluguel é vinculado a um limite de quilometragem mensal — 6.000 km, em média 200 km por dia. Com o veículo, o condutor pode economizar “até 80% seus gastos com combustível”, segundo a plataforma.
Conheça o BYD D1
O monovolume chegou ao Brasil em 2022, sendo o terceiro modelo da gigante chinesa no país, e possui um estilo que lembra uma minivan: uma das portas traseiras, inclusive, é corrediça.
Como não é possível ser comprado, o D1 nem sequer aparece no site de vendas da BYD.
Nas dimensões, ele tem 4,39 metros de comprimento e 1,85 metro de largura. Com relação à altura, tem 1,65 metro e o entre-eixos tem 2,80 metros (10 cm a mais do que o sedã Toyota Corolla).
O porta-malas tem 400 litros de capacidade para levar bagagens e consegue transportar até cinco passageiros.
No quesito desempenho, são 136 cv de potência e 18,3 kgfm de torque. Com uma bateria de 53 kWh, o BYD D1 consegue rodar 258 quilômetros (PBEV) após uma carga completa. A velocidade máxima é limitada em 130 km/h.
Em relação à suspensão, a dianteira é independente McPherson, enquanto que a traseira tem eixo de torção. Os freios são a disco ventilado na frente e sólidos para as rodas traseiras.
Em nível de segurança, ele apresenta desde airbags frontais e laterais, câmera traseira, alerta de mudança de faixa, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, alerta de tráfego traseiro e mais.
Voltado para o transporte de passageiros, tem comodidades como ar-condicionado automático de duas zonas, auto-hold, chave presencial, freio de estacionamento elétrico, controle de velocidade adaptativo, faróis com acendimento automático, espelhamento da tela na multimídia e volante multifuncional.
BYD promete comprar carros de volta pagando 80% da tabela Fipe; entenda