Como cuidar do cabelo treinando todos os dias? Veja dicas de especialistas

3 leitura mínima
Como cuidar do cabelo treinando todos os dias? Veja dicas de especialistas

Quem mantém uma rotina diária de exercícios físicos pode ter problemas em criar um cronograma para lavar o cabelo e dúvidas de como cuidar dos fios.

Para ajudar com isso, a CNN reuniu a avaliação de duas especialistas sobre o cuidado pré, durante e pós atividade física com o cabelo. Veja abaixo.

O que passar no cabelo antes de praticar algum exercício?

A coordenadora técnica da Yamá Cosmetíco, Marisa Russo, sugere o uso de um leave-in com filtro solar para atividades em que os fios ficam expostos aos raios solares.

Para esportes como a corrida, ela cita possibilidade do uso de acessórios, como boné, que ajudam a proteger o cabelo do sol, mas alerta: “Nada de usá-lo por muito tempo ou de repetir o adereço por dois dias seguidos, é importante que o tecido esteja bem seco para evitar a proliferação de fungos que podem causar dermatites e o enfraquecimento dos fios.”

Já a dermatologista e tricologista Simone Neri afirma que não é necessário utilizar produtos no cabelo antes do exercício, a não ser que seja alguma atividade dentro da água: “Nesse caso, o ideal é aplicar uma máscara para proteger os fios, mas nunca na raiz.”

Existe um jeito certo de prender o cabelo?

As duas especialistas afirmaram que o ideal é prender os fios de forma leve, sem apertar demais os penteados, seja trança, coque ou rabo de cavalo.

Simone Neri falou também sobre evitar colocar as mãos sujas nos cabelo. Portanto, é necessário prender o cabelo de uma forma que aguente durante todo o período do exercício praticado.

Devo sempre lavar o cabelo após praticar exercício físico?

Depende. Para Simone Neri, a lavagem após a prática é ideal quando a pessoa transpira muito: “Sabemos que o aumento da oleosidade no couro cabeludo pode causar dermatite seborreica, a famosa caspa, que pode enfraquecer os fios e levar à queda de cabelo”.

Russo acrescentou que, com a temperatura da água mais baixa e usando produtos adequados, não há problema em lavar o cabelo todos os dias.

Caso a transpiração ocorra em pouca quantidade, a lavagem pode ser alternada, segundo a especialista.

Posso dormir com o cabelo sujo e lavar no dia seguinte?

A lógica é a mesma da pergunta acima, segundo dermatologista e tricologista Simone Neri.

“Se houver muita produção de sebo, isso pode levar a uma dermatite seborreia e afetar a saúde do cabelo, portanto, o ideal é levar os fios com frequência e evitar dormir com eles sujos”, disse.

Fazer exercícios com vídeos da internet funciona?