Por meio de um complexo sistema de Inteligência Artificial, caminhões equipados com três câmeras estrategicamente posicionadas, desempenham um papel crucial na vigilância contínua dos motoristas.
Uma câmera na cabine monitora o comportamento geral do condutor, outra foca diretamente nos olhos do profissional, enquanto a terceira vigia atentamente a estrada à frente. Juntas, essas câmeras formam uma barreira tecnológica contra distrações, fadiga, sonolência, uso de celular, e até mesmo ultrapassagens indevidas, situações que representam riscos constantes e perigosos no trânsito.
Esse sistema tem sido usado pela TRS, transportadora da gigante JBS. A empresa tem apontado avanços ao incorporar o sistema de inteligência artificial em sua frota, gerando resultados práticos na prevenção de acidentes de trânsito.
Em pouco mais de dois anos de operação, a tecnologia já ajudou a evitar mais de mil potenciais tragédias nas estradas, segundo dados da empresa.
Detectado perigo, é emitido um alerta dentro da cabine e a central de monitoramento da transportadora é acionada. Então é iniciado um protocolo de segurança e o motorista é contatado para verificar a situação.
Se necessário, o motorista é auxiliado a parar o veículo no ponto seguro mais próximo. Em caso de reincidência de alertas de sonolência, o condutor é encaminhado para fazer exames relacionados a problemas de sono.
Entre junho de 2022 a junho de 2024, os cerca de 1.500 veículos da frota que contam com sistema registraram uma queda de 20% nos alertas de fadiga por quilômetros rodados.
Acompanhe Economia nas Redes Sociais