Celeiro de golpes: acesso a dados das redes sociais é ‘irrelevante’

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Celeiro de golpes: acesso a dados das redes sociais é ‘irrelevante’

Toda a sociedade sofre com as consequências, mas as marcas também enfrentarão muitos riscos em anunciar dentro de ambientes considerados ‘não-seguros’.

Nestes lugares, as pessoas são constantemente suscetíveis a golpes e isso impacta diretamente as relações de consumo: um estudo da Silverguard aponta que nada menos do que 8 a cada 10 golpes aplicados começam nas redes sociais e de mensageria da Meta, por exemplo.

E os dados, principalmente relacionados às marcas e anunciantes, estão cada vez mais escassos.

Segundo o ITD (índice de transparência de dados das plataformas de redes sociais), criado pelo NetLab UFRJ, nenhuma plataforma avaliada alcança uma pontuação ideal no que diz respeito às medidas de transparência e de acesso a dados e à qualidade dos dados retornados.

No estudo, foram analisados 40 parâmetros, em diferentes critérios, das seguintes redes: YouTube, Facebook, Instagram, X/Twitter, Telegram, TikTok, Kwai e WhatsApp.

De todas essas plataformas, apenas o YouTube possui dados que podem ser considerados ‘satisfatórios’ (veja abaixo):