Campanha democrata revitalizada supera republicanos em audiência na convenção

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Campanha democrata revitalizada supera republicanos em audiência na convenção

Uma nova candidata presidencial, uma série de celebridades e uma programação elegante ajudaram a impulsionar os democratas e a vice-presidente Kamala Harris a uma vitória nos índices de audiência na Convenção Nacional Democrata desta semana, superando a audiência televisiva do encontro republicano do mês passado.

Nos quatro dias, democratas em Chicago atraíram uma média de 21,8 milhões de espectadores, segundo dados da Nielsen, eclipsando a audiência da Convenção Nacional Republicana em quase 15%.

Na última noite desta semana, o discurso de Kamala Harris foi assistido por 28,9 milhões de espectadores, superando por pouco o discurso do ex-presidente Donald Trump em Milwaukee, que atraiu 28,4 milhões de espectadores em 15 canais de televisão.

O discurso de mais de 90 minutos de Trump ocorreu apenas alguns dias após a tentativa de assassinato do candidato.

A vitória de Harris em termos de audiência foi um golpe para Trump, que é famoso por sua obsessão com os índices de audiência da televisão e o tamanho de suas multidões.

Na noite de quinta-feira (22), enquanto Kamala pronunciava seu discurso, Trump o assistia, publicando reações ao vivo em sua conta no Truth Social. Depois, ligou para a Fox News para oferecer uma refutação sinuosa.

A última noite da convenção também foi uma vitória para a MSNBC, que atraiu 6,5 milhões de espectadores, o maior número de espectadores na Convenção Democrata em quase 30 anos de história da rede.

O aumento de audiência também foi observado na ABC, com 4,2 milhões de espectadores, e na CNN, com 3,9 milhões. E embora a Fox News geralmente supere as redes de notícias a cabo na disputa pelos índices de audiência, incluindo a Convenção Republicana do mês passado, a rede de direita caiu para o quinto lugar na noite de quinta-feira (22).

Embora muitas pessoas também tenham assistido às convenções em plataformas digitais, os números de audiência de serviços de streaming como YouTube ou Twitch e os canais de acesso público como C-SPAN não são contabilizados pela Nielsen.

A vice-presidente Kamala Harris sobe ao palco durante o DNC na quinta-feira, 22 de agosto, em Chicago • Rebecca Wright/CNN

O entusiasmo pela candidatura de Kamala, bem como os discursos exaltados dos ex-presidentes Bill Clinton e Barack Obama, da ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, e da ex-primeira-dama, Michelle Obama, além das aparições de uma série de celebridades, incluindo Stevie Wonder, John Legend, Pink, Kerry Washington e Mindy Kaling, ajudaram a impulsionar a audiência.

A Convenção Democrata também transformou momentos normalmente sérios em espetáculos produzidos, incluindo uma versão vibrante da lista cerimonial que incluiu músicas de cada estado, bem como uma apresentação surpresa do rapper Lil Jon.

A convenção republicana do mês passado em Milwaukee ocorreu poucos dias após a tentativa de assassinato contra Trump. Embora não tenha contado com discursos de ex-presidentes, celebridades como Hulk Hogan e Kid Rock fizeram aparições de alto perfil.

No momento da Convenção Republicana, o presidente Joe Biden ainda era o candidato democrata e o partido estava em modo de crise após a desastrosa atuação de Biden no debate da CNN em junho. Diante de um aumento da pressão, Biden encerrou sua campanha no fim de semana seguinte à convenção republicana.

A audiência da convenção provavelmente também foi impulsionada pela especulação desenfreada de que a superestrela da música Beyoncé faria uma apresentação surpresa na noite final. A cantora havia dado anteriormente permissão à campanha de Harris para usar seu sucesso de 2016 “Freedom”, que foi ouvido na noite de quinta-feira quando Harris subiu ao palco.

Beyoncé embala coreografias da ginástica artística em Paris
“Freedom”, da Beyoncé, é música- tema da campanha de Kamala Harris • Instagram/Beyoncé

No período que antecedeu o discurso de Kamala, as redes sociais foram inundadas com rumores sobre uma possível aparição de Beyoncé. Essa especulação chegou às principais figuras da mídia nas redes sociais e na televisão, algumas das quais também sugeriram que Beyoncé poderia fazer uma aparição surpresa.

Então, pouco antes das 20h, no horário local, o site de notícias de celebridades TMZ informou que a aparição de Beyoncé era uma certeza.

Mas duas horas depois, às 22h01, no horário local, o publicitário de Beyoncé disse ao The Hollywood Reporter que a “Queen Bey” não compareceria. Depois confirmou isso à CNN, dizendo: “Nunca foi programado que ela estivesse em Chicago”.

Uma pessoa familiarizada com o assunto disse à CNN que os funcionários da campanha e da convenção nunca haviam confirmado que Beyoncé apareceria. O TMZ, disse a pessoa, não havia entrado em contato com a campanha nem com a convenção para pedir comentários antes de publicar sua reportagem.

O TMZ não respondeu aos pedidos de comentários da CNN sobre sua história.

Mas antes do representante de Beyoncé negar publicamente que ela estivesse programada para comparecer, várias pessoas próximas aos organizadores da convenção disseram à CNN que acreditavam que a estrela de fato compareceria.

O boato sobre Beyoncé, junto com as especulações sobre Taylor Swift, circularam por semanas antes da convenção e nunca foram desmentidos formalmente pela campanha de Kamala Harris ou pela equipe de Beyoncé até o último minuto.