Oráculos animais que preveem resultados de futebol não são novidade, mas uma universidade na Alemanha adotou uma abordagem diferente para a próxima Eurocopa. Usando bactérias E. Coli cultivadas em placas de Petri feitas para se assemelharem a campos de futebol, o microbiologista Markus Egert acredita que os pequenos organismos se tornarão a nova tendência viral para prever resultados de futebol.
“Trabalhamos com Escherichia coli K-12. Esta é uma cepa de laboratório da bactéria coli absolutamente inofensiva”, explica Egert.
“Nós a usamos porque ela cresce de forma muito confiável, é inofensiva e temos muita experiência com ela. Mas no futuro também poderemos tentar outras bactérias”.
A bactéria E. Coli até agora favorece a anfitriã Alemanha na partida de estreia contra a Escócia.
“Temos muito mais colônias na área escocesa de 18 jardas do que na alemã. E isso já sugere que os alemães marcarão mais gols do que os escoceses”, diz Egert.
Caso a Alemanha siga as tradições recentes e não consiga avançar muito no torneio, Egert diz que a bactéria também poderá ser usada para prever outros jogos.
“Usamos Escherichia coli, que é encontrada em todos os intestinos humanos. É por isso que eu confiaria nos nossos micróbios, por exemplo, para também prever resultados entre a França e a Espanha”.
Se a intuição da bactéria se mostrará correta ou não, isso será visto quando a bola rolar para a partida de abertura, em 14 de junho, em Munique, na Alemanha.
Produção: Christine Uyanik e Anna Dittrich
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
- YouTube
- Tiktok