Várias dezenas de membros atuais e antigos do Comitê Nacional Democrata (DNC) assinaram uma carta apoiando a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, para substituir o presidente Joe Biden como indicada do partido, de acordo com uma cópia da carta obtida pela CNN Internacional.
“Acreditamos que nossa candidata mais forte para presidente, que pode oferecer melhor uma visão clara e unificadora para o futuro dos Estados Unidos, é a vice-presidente Kamala Harris”, diz a carta.
A carta também elogiou Biden por “tudo o que ele fez e continua a fazer por nosso país e pelo mundo”. A carta também pediu aos delegados da Convenção Nacional Democrata de 2024 e “todos os eleitores em novembro, que apoiassem Kamala Harris para presidente dos Estados Unidos”.
Desistência da campanha
Neste domingo (21), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que iria deixar a corrida eleitoral deste ano.
O desgaste da campanha do democrata girou em torno de questionamentos sobre a sua capacidade de vencer Trump no pleito e, caso eleito, de governar por mais quatro anos.
Após o debate organizado pela CNN em junho, a pressão pela desistência do atual presidente começou a crescer do lado de dentro do Partido Democrata.
Em carta publicada na rede social X, Biden disse que o trabalho como presidente “foi a maior honra” de sua vida, mas que apesar do desejo de se reeleger, acredita que “é do melhor interesse do meu partido e do país que eu renuncie [da candidatura] e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”.
E agora?
Com a saída de Biden da disputa, o Partido Democrata agora precisará escolher um novo indicado, sem a típica série de primárias e caucuses que permitem que uma ampla faixa de norte-americanos expresse suas opiniões.
Essa decisão será tomada, em última análise, pelos cerca de 4.700 delegados da Convenção Nacional Democrata.
Durante uma chamada virtual, que está provisoriamente planejada para o início de agosto, ou na convenção em Chicago, que começa em 19 de agosto, esses delegados selecionarão qualquer candidato elegível para ser o indicado do partido.
Agora que Biden não é mais candidato, seus delegados estão livres para votar em quem quiserem, e um grande esforço está em andamento para consolidar seu apoio a Harris.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original