O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (14), que está buscando uma “saída política para o problema da Venezuela”.
Eu demorei porque um estava em um telefonema com a Colômbia tentando ver se a gente encontra uma saída política para o problema da Venezuela, para ver se a gente restabelece a tranquilidade democrática naquele país
Luiz Inácio Lula da Silva
A informação da ligação foi antecipada pela analista da CNN Jussara Soares. Lula conversou com Gustavo Petro, presidente da Colômbia, para discutir a situação venezuelana.
Após Nicolás Maduro ter sido declarado vencedor da eleição presidencial e protestos da oposição, que acusaram fraude no processo, o Brasil — em comunicado conjunto com Colômbia e México — pediu que as atas das eleições fossem divulgadas.
O telefonema acontece um dia após a saída do México do grupo de negociações sobre as eleições venezuelanas. Segundo apuração da CNN, o movimento do presidente mexicano, contudo, não surpreendeu o Brasil, que já esperava pela saída por conta de entraves propostos pelo país nas negociações.
Ainda nesta quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, embarcou para Bogotá, capital colombiana, com o objetivo de discutir as eleições venezuelanas.
Segundo a analista da CNN Luísa Martins, Brasil também projeto uma proposta por um “segundo turno” na Venezuela. O presidente Lula teria citado a possibilidade na reunião ministerial da semana passada.
A declaração de Lula sobre as eleições na Venezuela foi feita no Palácio do Planalto, durante uma reunião de investimentos do programa Nova Indústria Brasil (NIB).
Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar