A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu, nesta quarta-feira (4), um comunicado alertando usuários para um golpe que está circulando por e-mail e outros meios digitais.
O golpe utiliza mensagens falsas em nome da agência e informa os usuários sobre supostas multas por acessar o X via VPN.
“Se receber uma mensagem desse tipo, não abra nenhum arquivo anexado, não clique em nenhum link e exclua a mensagem”, disse a Anatel.
Phishing
Esse tipo de golpe é conhecido como phishing, uma técnica fraudulenta usada para enganar pessoas e obter informações pessoais ou financeiras.
Os golpistas enviam e-mails ou mensagens falsas que parecem ser de uma fonte confiável, como a Anatel, e solicitam que o destinatário clique em links, abra arquivos anexados ou forneça informações pessoais.
Isso acontece após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibir, na última sexta-feira (30), o uso de VPN (virtual private network) para acessar o X, sob pena de multa de R$ 50 mil.
Antes de o X ser suspenso, usuários da rede já articulavam sobre um possível uso do VPN, para acessar o aplicativo após a suspensão. O mecanismo permite que um usuário navegue em páginas da internet sem que o provedor de acesso consiga rastrear de qual país a conexão está sendo feita.
Uma VPN é uma tecnologia que cria uma conexão criptografada entre o usuário e a internet. Ao usar VPN, o tráfego de dados do usuário é roteado por um servidor intermediário, que pode estar localizado em outro país.
A utilização de uma tecnologia VPN também permite que o usuário acesse conteúdos e serviços que são restritos geograficamente ao mascarar sua localização real.
Eleitor precisa entregar celular ao mesário antes de votar?