Jovem Pan > Notícias > Brasil > TIM atinge marca inédita e se torna a primeira operadora a cobrir mil cidades com 5G

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as rivais Vivo e Claro possuem presença em cerca de 700 e 500 municípios, respectivamente

  • Por Jovem Pan
  • 31/10/2025 15h52

James Yarema/Unsplash

internet 5g

TIM diz cobrir 75% da população urbana do país com internet 5G

A TIM se tornou a primeira operadora do País a alcançar 1 mil cidades cobertas pelo sinal 5G, marco atingido nesta semana com a ativação da tecnologia em Paracatu (MG), município conhecido pela mineração e agropecuária. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as rivais Vivo e Claro possuem presença 5G em cerca de 700 e 500 municípios, respectivamente. Apesar da liderança em cobertura, a TIM tem participação menor no mercado de 5G: 23,8% dos usuários, contra 35,4% da Claro e 40,3% da Vivo.

Com o novo patamar, a TIM antecipou em quase dois anos as metas de cobertura definidas pela agência reguladora, conectando a maioria das cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. A operadora afirma cobrir 75% da população urbana do país, contudo, também registra perdas na portabilidade: de janeiro a agosto, perdeu 861 mil clientes, enquanto a Claro ganhou 418 mil e a Vivo, 137 mil.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A expansão do 5G traz ganhos financeiros e operacionais, pois as redes de nova geração consomem menos energia que as do 4G, e o custo por gigabyte trafegado é cerca de um terço menor, segundo a companhia. A TIM também aponta melhora significativa na satisfação dos clientes — o indicador NPS dobra em relação ao 4G, impulsionado pela maior velocidade e estabilidade da conexão.

Atualmente, 15 milhões de clientes da operadora utilizam o 5G, o equivalente a 24% da base total. Esse grupo responde por 40% do tráfego de dados, já que o consumo médio é mais que o dobro do verificado entre usuários 4G. Esse aumento de uso também reflete em maior receita, com a migração para planos de dados mais robustos.

O avanço na cobertura também abre novas frentes de negócio no setor corporativo. A TIM tem apostado em soluções de conectividade para rodovias, minas e fazendas, que já geraram R$ 400 milhões em contratos nos últimos 12 meses. “Os casos de uso de 5G para B2B estão florescendo e começam a suportar o crescimento desse segmento”, afirmou Griselli.

*Com informações do Estadão Conteúdo

  • BlueSky

  • Tags:
  • 5g, Tim

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >